Pesquisa

LIÇÃO 2º- O PROPÓSITO DA TENTAÇÃO


ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO VICE-DIRIGENTE O IRMÃO FLÁVIO JOSÉ.






Qual é a principal estratégia do inimigo para levar as pessoas ao pecado? Tentá-las é a resposta. Só quando percebermos e conseguimos neutralizar as ações do Inimigo, das seduções do mundo e das inclinações da carne, através da observação de alguns princípios bíblicos, é que sairemos vitoriosos sobre as tentações.

O QUE É A TENTAÇÃO
Conforme o Dicionário Bíblico Wycliffe, os termos hebraicos massa e nasa, podem, às vezes, ter o significado de "induzir ao pecado". Mas seu principal e predominante significado é o de "testar o valor e o caráter de homens" e, às vezes, os de Deus (Hb 3.9).

"Tentação", do latin tentatione, pode significar indução ao erro. Segundo Vine (2003, p. 1014-1015), a palavra grega para “tentação” é peirasmós e ekpeirazõ. Esta palavra é usada com os seguintes significados:

- Provas com o propósito e efeito benéficos (Lc 22.28; At 20.19; Tg 1.32; I Pe 1.6; 4.12; 2 Pe 2.9);
- Com um significado bom ou neutro (Gl 4.14);
- Provas de caráter variado (Mt 6.13; Lc 11.4; I Co 10.13);
- Prova projetada definitivamente a conduzir à má ação, “tentação” (Lc 4.13; 8.13; I Tm 6.9);
- A “tentar” ou desafiar Deus, por homens (Hb 3.8).

CONCEITO TEOLÓGICO

"Tentação" pode ser definida como uma influência interna ou externa, de origem divina (quando se refere ao fato de Deus "provar" o homem, 1 Pe 4.12), diabólica (malígna, Mt 4.7) ou humana (carnal, Tg 1.14), que embora, em si, não seja pecado, pode conduzir ao mesmo (Tg 1.15).

OS CINCO ESTÁGIOS DA TENTAÇÃO  (Tg 1.14-15)

Classifica-se os estágios ou processos da tentação, em cinco. São eles:

Inclinação. "Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça". Dá-se em virtude da natureza pecaminosa do homem;
Atração. "quando esta o atrai". A atração, percepção seguida da atenção é resultado natural da ação dinâmica dos nossos sentidos (tato, olfato, visão. audição e paladar);
Sedução. "e seduz". Sedução, conforme o Dicionário Michaelis, significa "1. Ato ou efeito de seduzir ou de ser seduzido. 2. Qualidade de sedutor. 3. Encanto, atração, fascínio." A sedução é uma ação envolvente, que de maneira sútil, embriaga, neutraliza a razão, podendo ser considerada um estágio avançado no processo da tentação;
Concepção. "Então, a cobiça, depois de haver concebido". A idéia aqui, é a do estabelecimento pleno do desejo de pecar, de transgredir, de realizar o desejo, independente das consequências. O pecado está a um passo;
Consumação. "dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado,". O pecado é o resultado da consumação de todo o processo pertinente a tentação. Este processo pode ser lento ou rápido, planejado minuciosamente ou entregue aos acontecimentos. A consequência imediata deste último estágio é a morte (Gn 2.17; Rm 6.23).

É POSSÍVEL RESISTIR A TENTAÇÃO

Segundo Champlin  "A tentação, se não for dominada, destrói a fibra moral. Mas, uma vez que lhe oferecemos resistência, isso melhora a qualidade moral de nosso ser".

A Bíblia é clara e categórica, quando afirma que as tentações podem ser resistidas, suportadas e vencidas:

"Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação;" (Tg 1.12)

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tg 4.7)

"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." (1 Co 10.13)

COMO VENCER A TENTAÇÃO

A observância de alguns princípios e orientações da Palavra de Deus nos conduzirá sempre para a vitória sobre a tentação. Dentre os tais, podemos citar:

Vigiar e Orar"vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26.41; Mc 14.38);
Mortificar os feitos do corpo, através de uma vida guiada pelo Espírito."Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de  Deus são filhos de Deus.” (Rm 8.13-14);
Andar no Espírito"Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne". (Gl 5.16);
- Viver por fé"porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (1 Jo 5.4);
- Fazer a vontade de Deus"Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." (1 Jo 2.17).

A tentação não faz acepção de pessoas. Ela se faz presente na vida de crianças, jovens, adultos e anciãos. Ela não respeita condição ou posição social, novos convertidos ou veteranos na fé. Congregados, membros, líderes e oficiais da igreja, também estão incluso. 

Crentes carnais ou espirituais, famosos ou anônimos, profanos ou santos, íntegros ou imorais, casados ou solteiros, verdadeiros ou hipócritas, obedientes ou insubmissos, também não escapam.

Todos os dias, milhares de cristãos caem em tentação. Enquanto você lê esse texto, estou certo de que em sua vida, uma das etapas do processo da tentação está sendo vivenciada. Desperte, acorde, fuja, resista, lute, clame, rompa agora com a possibilidade do pecado.

É preciso lembrar, que tentação não envolve apenas questões "sexuais", antes, inclui qualquer questão moral e espiritual. Tentação envolve desobedecer a Deus, transgredir os seus mandamentos, negar através de ações o amor que declaramos a Ele.

LIÇÃO 1ª - TIAGO- FÉ QUE SEMOSTRA PELAS OBRAS



PEDIMOS DESCULPAS AOS LEITORES DESTE BLOG, POR PROBLEMAS TÉCNICOS FICAMOS IMPOSSIBILITADOS DE PUBLICAÇÃO, VOTAMOS A NORMALIDADE. ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO VICE-DIRIGENTE O IRMÃO FLÁVIO JOSÉ.






INTRODUÇÃO

 

Podemos observar que a lição de domingo trata da fé que salva. Fé e obra, em Rm 4.1-3;(que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois que diz as escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.) Embora a já vários tipos de fé que podemos comentar é especificamente sobre salvação, a influencia das obras para ser salvo, trataremos da epístola de Tiago assunto  nesta lição.


 O autor do livro, foi Tiago irmão de Jesus, ao iniciar sua epístola ele não se identifica como irmão do Senhor, mas como, "servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo".Não há um consenso quanto ao ano que foi escrito, uns preferem a data d.C., outros 60 e 70 d.C.


RESUMO GERAL
1- Prefácio e saudações
"...as doze tribos que andam dispersas, saúde."Em consequência da grande perseguição que os judeus moveram aos "nazarenos", em Jerusalém, milhares de servos do Senhor espalharam-se por todos direções, quando Tiago nomeia as doze tribos dispersas, ele estava se referindo a todos os judeus convertidos que estavam dispersos pela terra. Nos ensinos de Tiago, vemos uma continuidade dos ensinos de Jesus, não bastava falar, não eram suficientes as palavras, mas era necessário viver conforme as palavra.
2- A tentação como prova de fé.
Tg. 1 . 2 "meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações."
No grego o substantivo "várias tentações" é perispasmos palavra que indica qualquer espécie de provação ou tribulação, não limitando somente as tentações ao pecado, abrangendo todo acontecimento desagradável, perseguições por causa de Cristo.
    Sofrer perseguições, alegre, cantando ou gemendo e chorando, Tiago surgiria a primeira tentativa.
Fontes geradoras de sofrimento:
a- o próprio homem - quando o homem vive na prática do pecado ele torna-se fonte geradora de seus próprios sofrimentos.
b- satanás, sofrimento do crente- satanás não tem poder para fazer o crente pecar, ele, como tentador, cria as condições, a palavra de Deus diz," ... resistir ao diabo, e ele fugirá de vós", tentação é um instrumento de satanás, cabe ao crente, filho de Deus, de resistir quando for tentado. Ser tentado não é pecado, pecado e ceder as tentações. O alvo das tentações é a nossa natureza carnal, quando o homem obtém vitória nas tentações, sua natureza espiritual permanece viva em plena atividade na produção do fruto do espírito.
c- Deus, sofrimento do crente- provações e correções, são instrumentos de Deus para provar e corrigir todos a quem ama. Provações aperfeiçoa aquilo que está correto, correção acerta o que está errado.
3- As obras como prova de fé
Tg. 1. 22 "sedes cumpridores da palavra e não somente ouvinte..." Tiago em sua epístola usou a teologia prática, instruindo que além de ser conhecedores da palavra, mas também cumpridores.
"...todo o homem seja pronto para ouvir e tardio para falar." Dois ouvidos com uma única função ouvir, uma boca com duas funções falar e ingerir alimento, isto nos leva a entender que há necessidade de se ouvir mais, falando menos.
Tratamento igual para todos, tanto para pobres como para ricos. Tg. 2 . 9 "...se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado..." Acepção significa dar um tratamento diferenciado e melhor, em virtude daquilo que a pessoa tem. Para Tiago não podia admitir a existência de dois tipos de evangelho; um para dizer aos pobres que eles devem se arrepender de seus pecados, ou irão para o inferno, outro para dizer aos ricos como estamos felizes com sua visita aos nossos templos, porém sem lhes falar do céu, da salvação e do inferno.
    Tg. 2 . 17 "...a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesmo." No caso de um irmão ou irmã estiver necessitado, e for despedido por um crente, que o manda ir em paz, sem contudo, dar-lhes as coisas necessárias, Tiago desafia alguém mostrar a fé sem as obras. 
  Há quem veja conflito entre os pensamentos de Paulo e de Tiago quando falam das obras, Paulo diz que somos salvos pela fé por meio da graça, não pelas obras para que não gloriamos em nós mesmos, ele aqui está falando do homem antes da salvação, porém Tiago fala do homem depois da salvação, há pois  necessidade de boas obras.
A língua, o mais rebelde dos membros do corpo, o homem é capaz de domar animais e a própria natureza, não tem em si mesmo, poder para domar sua língua, e é pelo uso da língua que tropeçamos em palavras."Tropeçar em palavras " pode significar cometer erros com mau uso da língua.
Verdadeira sabedoria é  aquela que vem do alto, Tg. 3-13, a verdadeira sabedoria é demonstrada, não por discurso, mais pela conduta cristã.
Conceito de sabedoria
1- sabedoria humana- É certo que o homem não nasce sabendo, mas nasce dotado de capacidade para apender.
2- sabedoria diabólica- Satanás usa as pessoas, possuindo suas mentes  influenciando-as por outros meios a fim de que se tornem instrumento de iniquidade.
3- sabedoria divina- Através desta sabedoria o homem pode saber quem é Deus, como Ele é, o que pensa e o que quer, para ter a sabedoria tem que ser nascido de novo.

Tg. 4-1 Define a paixão como sendo um sentimento muito forte de amor doentio, de ódio.
"Donde vêm as guerras e pelejas entre vós?"
Tiago enumera as causas das guerras e pelejas:
-deleites- desejo carnal desmedido
-cobiça- querer o que o outro tem.
-inveja- Não querer os outros bem
-orações sem resposta

Tg. 4-4 - "Adúlteros e adúteros..." entendemos que ele usou esta expressão para definir a infidelidade espiritual, relacionamento dos crentes com o mundo.

Tg. 4-13- Os projetos, ou planos elaborados pelo homem, embora aparentemente perfeitos, estão sujeitos à falhas, porque o homem, pela sua própria natureza, é imperfeito. Em Deus temos sua vontade soberana e sua vontade permissiva.
Vontade soberana- Fala do poder de Deus para realizar o seu plano na história da humanidade e na vida particular de cada um de seus filhos.
Vontade permissiva- Deus permite que o homem faça uso de seu livre arbítrio, deixando de consultá-lo na realização de seus projetos.

Pecado de omissão e de comissão Tg. 4-17, peca por omissão quando se deixa de fazer algo que, biblicamente deve ser feito, peca por comissão quando se faz aquilo que biblicamente não deve ser feito.
Tg. 5: 1-6- Tiago fala da condenação dos ricos opressores, no seu contexto , não condena ninguém por ser rico nem ensina ser a pobreza um meio de salvação. O que ele condena é o uso da riqueza como meio de opressão e as riquezas apodrecidas, ou obtidas por meios ilegais. Naquela época os cristãos estavam sendo oprimidos pelos seus patrões ricos opressores que não cristãos. Tg. 5-7 "Sede, pois irmãos, pacientes...", aqueles irmãos deveriam ter consciência que as coisas da terra eram passageiras e que eles estavam esperando algo muito melhor, o dia da vinda de Jesus.