Pesquisa

LIÇÃO 13ª- O SACRIFÍCIO QUE AGRADA A DEUS





COMENTÁRIO ESCRITO PELA PROFESSORA DA CLASSE DAS SENHORAS NOSSA IRMÃ JOSEFA.






INTRODUÇÃO


Paulo enfatiza o cuidado de Deus pelos seus filhos. Ele suprirá  todas as coisas e necessidades materiais e espirituais na medida que os apresentamos diante Dele, o suprimento das nossas necessidades vem por Cristo Jesus somente em união e comunhão com Ele é que podemos experimentar a grandeza da parte de Deus entre muitas tribulações mas Paulo suportava mesmo na prisão , ele se sentia abençoado por Deus pelo fato de ser lembrado com muito amor pelo povo filipense, porque eles tinham ternura por ele. Nós cristãos devemos ter amor uns pelos outros porque Deus nos ama? Porque não amamos uns aos outros assim como Cristo nos ensina, devemos ser como o amor dos filipenses por Paulo devemos ter comunhão sempre, este é o padrão do cristão, ser generoso. Isto é o que agrada a Deus. Paulo  estava em Tessalônica mas os irmãos de filipos sempre mandavam algo para suprir suas necessidades sua carência. 



A sua subsistência no ato de dar e receber eles não pensavam  em seus interesses mais na urgência do plano de Deus. Paulo não se iludia com o dinheiro o que ele conseguia era em prol da obra missionária. Existe uma relação difícil entre o dinheiro e a religião devemos fugir das garras da riqueza, Paulo não andava a procura de dádivas, quem vive no ministério não tem que pensar no dinheiro e não deixa se escravizar tudo que é feito com o que se consegue das ofertas e em prol da Igreja de Cristo temos que falar sobre o sacrifício, Havia vários tipos de sacrifício que o povo de Deus oferecia a ele no A.T mas o holocausto era um  sacrifício especial era a única oferta que era consumida.



CONCLUSÃO


Elias acabou de orar desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios e a glória do Senhor encheu o templo, os sacerdotes não conseguiram entrar no templo do Senhor porque a glória do Senhor enchia o tabernáculo, era o único sacrifício oferecido totalmente para Deus tudo queimado em cheiro suave ao Senhor, tudo virava cinza não sobrava nada. A vida cristã deve ser um holocausto, temos que ter uma vida totalmente entregue a Deus. A nossa vida tem que chegar ao Senhor com cheiro suave às narinas de Deus, não pode sobrar nada do seu eu. Há dois tipos de vida; vida para si mesmo; e vida para Deus, quem vive para obedecer, somente espera Nele e busca a direção Dele. Deus não quer apenas uma parte da nossa vida, Deus não quer apenas uma parte da nossa vida, Deus não aceita meio termo muito estão coxeando em dois pensamentos, muitos estão divididos estão vivendo para si mesmo e menos para Deus.

LIÇÃO 12ª - A RECIPROCIDADE DO AMOR CRISTÃO




                                                            

                                                                

                       
   POSTADO PELO IRMÃO JOSINALDO RODRIGUES ASSEMBLEIA DE DEUS EM LOT. GRANDE RECIFE ALTO PROFESSOR DA CLASSE DOS IRMÃO                               





LIÇÃO: 12 – A RECIPROCIDADE DO AMOR CRISTÃO                        
Leitura Bíblica em Classe: (FP 4.10-13)

INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos sobre a reciprocidade do amor cristão, uma demonstração do verdadeiro amor do pastor para com suas ovelhas. De todas as igrejas locais fundadas pelo apóstolo Paulo, a igreja de Filipos foi a que mais ajudou ou demonstrou o afeto pelo apóstolo , através de suas contribuições , a igreja de filipos aceitava com alegria os ensinamentos de Paulo e seus cuidados, e ao mesmo tempo retribuía afetuosamente esse amor.


DEFINIÇÕES:

RECIPROCIDADE:  Segundo o dicionário de Aurélio sig. “ estado ou qualidade do que é recíproco, correspondência mútua de palavras, atos, etc. ”
AMOR CRISTÃO:  Segundo lemos em (Romanos 5.5), é o amor que em nós foi derramado pelo Espírito Santo, afeição,  benevolência, boa vontade demonstrada de um cristão para com o outro.
GENEROSIDADE:  É  a virtude daquele que se dispões a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem.


Os irmãos da igreja de filipos comungaram com Paulo ao participar de seu ministério por pois conforme ele afirma “ Já aprendi a contentar-me com o que tenho, sei estar abatido e sei ter escassez como ter em abundância, ou seja, qualquer que fosse a situação ele sabia ter equilíbrio.”

O apóstolo Paulo estava agradecido aos filipenses pelo amor que lhe haviam demonstrado. Porém sempre confiou na providência divina o seu sustento, e que a sua maior alegria não estava nas ofertas recebias, e sim no fato dos irmãos daquela igreja ter se lembrado dele.

I – A PROVIDÊNCIA DIVINA ATRAVÉS DOS FILIPENSES

O apóstolo Paulo sempre demonstrou um carinho especial pelos crentes de filipos, ele reconheceu a generosidade dos irmãos daquela igreja, pois vimos uma verdadeira demonstração de amor de um para com o outro.

1.1   A GRATIDÃO DE PAULO; “Ora muito me regozijei no senhor, por finalmente reviver  a vossa lembrança de mim” (FP 4.10).
1.2   – O CUIDADO DA IGREJA LOCAL SEUS OBREIROS; Os crentes daquela igreja eram totalmente conscientes no que dizia respeito ao sustento dos obreiros do Senhor, ( FP 4.15).

II – A OFERTA DOS FILIPENSES:

Como o apóstolo Paulo avaliou a oferta desses irmãos?

1-      Ele considerou como um fruto (FP 4.17)
2-      Ele avaliou-a como “juntar tesouro no céu” (MT 17.20)
3-      Ele comparou-a como um aroma suave (FP 4.18)
4-      Ele disse que era um sacrifício agradável (FP 4.18)
5-      Ele afirmou que a oferta deles era como um penhor para futuras bênçãos (FP 4.19)

III – A PRINCIPAL FONTE DE CONTENTAMENTO PARA O APÓSTOLO PAULO

1-      Ele afirmou “Cristo é que me fortalece” (FP 4.13)
2-      Ele sabia que Cristo era a razão do contentamento (NE 8.10)
3-      Ele afirmou que o cumprimento de sua missão o deixava feliz ( II TM 4.7-8)

CONCLUSÃO

O crente pode contentar-se em toda e qualquer situação, pois o seu contentamento esta no fato de que Deus cuida de seus servos e ensina-os a viver de forma confiante, pois, Cristo é a razão do nosso contentamento, a nossa alegria e força vêm dele.







“ Que Deus nos abençoe em nome de Jesus”


LIÇÃO DO 4º TRIMESTRE DE 2013




Lições Bíblicas Aluno<br> Jovens e Adultos - 4º trim-2013 <br>Tamanho Grande







O mesmo conteúdo e com o formato maior para facilitar a leitura. O currículo de Escola Dominical CPAD é um aprendizado que acompanha toda a família. A cada trimestre, um reforço espiritual para aqueles que desejam edificar suas vidas na Palavra de Deus. Neste 4º trimestre de 2013, estudaremos: Sabedoria de Deus para uma vida vitoriosa.
Comentário das lições será feito pelo Pastor: José Gonçalves.

Sumário


1- O valor dos bons conselhos (comentário Flávio)


2- Advertência contra o adultério (comentário Gilvan)


3- Trabalho e prosperidade (comentário Carlos)


4- Lidando de forma correta com o dinheiro (comentário Josefa)


5- O cuidado com aquilo que falamos (comentário Augusto)


6- O exemplo pessoal na educação dos filhos (comentário AGUINALDO)


7- Contrapondo a arrogância com humildade (comentário Charlene)


8- A mulher virtuosa (comentário Flávio)


9- O tempo para todas as coisas (comentário Gilvan)


10- cumprindo as obrigações diante de Deus (comentário Carlos)


11- A ilusória prosperidade dos ímpios (comentário Aguinaldo)


12- Lança o teu pão sobre as águas (convidado)


13- Tema a Deus em todo o tempo (comentário Lucas)

LIÇÃO 11ª- UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA




ESCRITO PELO PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES FLÁVIO JOSÉ 





INTRODUÇÃO

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração de suplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” . O nosso equilíbrio depende da nossa fé?



Por uma fé equilibrada!



Muitos pregam uma fé somente de bênçãos, de vitórias, de prosperidade. Chegam até perto do absurdo de na prática (não no discurso direto) de compararem a Deus a uma espécie de "gênio da lâmpada" pronto e na obrigação de conceder todos os nossos desejos. Não é isso que ouvimos em quase todo o tempo em muitos púlpitos e na TV? Convites a "aceitar" a Jesus, pois fazendo isto, todos os nossos problemas automaticamente acabam, não ficamos mais doentes e passamos a enriquecer; e testemunhos do tipo "depois que aceitei Jesus passei a ser dono de meu próprio negócio, possuo três casas próprias e quatro carros na garagem". Vemos neste tipo de discurso uma hipervalorizarão do "eu" ao invés de Cristo, um evangelho egocêntrico e não "Cristocêntrico", ou seja, um "pseudoevangelho" que enfatiza que Jesus veio apenas para nos servir. Pergunto: Afinal quem é o Senhor, Jesus ou nós?


Por outro lado, no outro extremo, há aqueles que pregam e ensinam que para agradar a Deus e para sermos salvos, precisamos sofrer até a morte. Que a vida aqui nesta terra é apenas de provações e que somente seguindo o exemplo de abnegação e morte de Jesus, devemos viver aqui uma vida inteira sem prazer algum nem contentamento próprio, pois só assim conquistaríamos a vida eterna e conseguiríamos cumprir os propósitos de Deus em nós e para com os nossos semelhantes. Esta "Teologia do Sofrimento" está muito próxima àquela que prega o uso de penitências e coisas semelhantes para o merecimento do favor de Deus. Neste tipo de pensamento, a alegria só existe no céu, não aqui. Aqui seria somente o caminho árduo para um dia conquistarmos com nosso sacrifício, a salvação e a felicidade após a morte. Pergunto: Afinal quem é o Cristo, o Salvador, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus ou nós?



Apesar dos dois exemplos supracitados serem antagônicos na maneira de enxergar a fé, não só teoricamente, mas principalmente em sua forma prática, ambos tendem a desvalorizar a obra vicária e salvadora consumada na cruz do calvário pelo Senhor Jesus Cristo por nós. Ou seja, o primeiro caso "barateia" seu sacrifício e a seriedade com que devemos observar e obedecer a seus ensinamentos e mandamentos. Coloca-o em uma posição de servo e não de Senhor e minimiza nossa real necessidade de salvação apresentando uma fé imediatista, egoísta e preocupada apenas com as questões deste mundo. Por outro lado, na visão em que o sofrimento é hipervalorizado, há uma tendência à valorização exagerada da morte do nosso "eu", digo exagerada, pois acaba reprimindo até nossa própria personalidade, nossos sonhos lícitos para esta terra (não somente para eternidade), impondo-nos um fardo que Deus não colocou. Além disso, acaba desvirtuando o único caminho de salvação que é exclusivamente pela fé em Jesus Cristo, pois nossas próprias obras humanas são ineficientes para nos salvar.


Com estes tipos de pensamento fica muito difícil o equilíbrio moral e espiritual do povo de Deus. Por isso a fé deve sofrer manutenção diária, para que o crente não se confunda com ensinamentos heréticos. O homem tem a sua essência dentro da tricotomia ou seja ele tem corpo, alma e espirito, dentro deste pensamento o equilíbrio perfeito esta nas três essência. A causa de muitos suicídio esta na falta deste equilíbrio.  "Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,  com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz." (Ef. 4.1-3).



Uma vida cristã equilibrada vem de uma postura correta diante de Deus. Quando uma pessoa conhece realmente a Deus e procura andar de acordo com seus preceitos sua vida terá significado e também segurança. A exortação do apóstolo Paulo aos de Éfeso foi: “andar de modo digno”. Este andar enfatiza um viver cristão equilibrado. O apóstolo após falar sobre a nova sociedade criada em cristo avança para os padrões nos quais esta sociedade deve andar. O que então seria o contrário de uma vida equilibrada? Seria uma vida sem ética e cujas crenças são fragmentadas. Seria uma vida incoerente. As ações não corresponderiam as suas crenças. No entanto, entendemos que a nossa fé determina nossas experiências. Assim sendo, o que cremos deve fazer parte do nosso viver diário. Esta é a exortação de Paulo. A sua palavra era para que os cristãos de Éfeso vivem o evangelho cotidianamente. Aqui está o equilíbrio: uma vida onde a fé e a prática andam juntas.


CONCLUSÃO


Não podemos viver um dia a todo vapor e no outro ficarmos estáticos. O evangelho deve ser vivido com coerência, prudência e equilíbrio. Isto implica em ações bem refletidas à luz das Escrituras. Um cristão equilibrado saberá lidar com as questões diárias de sua vida mantendo-se firme nos alvos certos e  dosará sua força utilizando-a apenas nas  horas necessárias. Sua intenção é conhecer ao Senhor e crescer diante Dele. Sua vida crescerá em maturidade à medida que busca a Deus na oração e na Palavra. Não se desvia para outros caminhos pois entende que o mais importante é “buscar a Deus em primeiro lugar”.

Que Deus nos ajude!



LIÇÃO 10ª - A ALEGRIA DO SALVO EM CRISTO








ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO VICE- DIRIGENTE O IRMÃO AGUINALDO BARBOSA. 




Regozijai-vos, sempre no Senhor, outra vez digo: Regozijai-vos que a graça e a paz do Senhor Jesus  seja com todos  é com imensa alegria na alma que volto a trazer este simples comentário bíblico da escola dominical com o seguinte tema :

A ALEGRIA DO SALVO EM CRISTO

Introdução ao texto:

O Que é alegria ? Emoção e estado de satisfação e felicidade SL 16.11 , RM 14.17. Alegria também é um estado de graça que não se pode  esconder pois ela fica estampada nos olhos , no sorriso , no sembrante e nas  atitudes , quando se esta alegre tudo flui melhor e o individuo ver graça em tudo independente do momento em que ele esteja vivendo LC 2.28-30. E quando confiamos a Deus tudo em nossa vida ele age e nós ficamos alegres  SL 37.5 e ter a convicção que ele cuidará bem da nossa vida SL 37.4 pois quem confia no Senhor não se abala SL 125.1.


A NECESSIDADE DA EXORTAÇÃO A ALEGRIA E A FIRMEZA DA FÉ

A igreja local é como uma família que estava espalhada e que foi recolhida um a um e nessa família as vezes surge pequenos problemas que afetam a estrutura espiritual dela .Mesmo em Felipos houve esse tipo de problema entre duas irmãs que cooperavam na igreja , sabemos que as mulheres são essenciais ao crescimento da igreja MC. 15.40,41.


EM QUE ESTÁ FIRMADA A FÉ DO SALVO


Estamos vivendo um tempo em que as pessoas firmam suas alegrias em ter um bom emprego, uma boa casa para morar, um bo carro para andar , pois de forma direta ou indireta a doutrina da prosperidade tem invadido a vida de muitos salvos. Aponto de muitas vezes deixarmos a obra do Senhor em segundo plano  LC 9.59. Outros colocam suas alegrias e sua fé  na ação do espirito santo que é derramado por misericórdia LC 10.17-19. É comum  vermos alguns obreiros se vangloriando por dirigir um culto a Deus e haver salvação de duas ou três almas . Ou se alguém for batizado com o espirito santo ou simplesmente o culto ter sido avivado, na verdade isto é pra ser comum na igreja do Senhor Cl.3.16,  1° COR.14.26.  Na verdade o que Jesus nos exorta a nos alegramos é sabermos que estamos com o nosso nome escrito no céu LC 10.20. Devemos nos alegrar em saber que o Senhor cuida de nos  1° PE 5.7 , LC 10.20.


A ALEGRIA DO SALVO VEM DO CÉU E TRÁS ESPERANÇA


Vivemos nesse mundo cercados de vícios , desejos e desamores , mas não podemos nos envolver com ele RM. 12.2, pois a nossa pátria esta no céu FP. 3.20. Para podermos falar desta cidade temos que ter convicção  na nossa vida . Para que possamos dizer ao mundo com autoridade que os céus nos espera  e que essa esperança é verdadeira 1° PE.3.15,16. O verdadeiro salvo em Cristo tem prazer em estar na casa do Senhor SL 122.1. Nunca devemos questionar a nossa fé em Cristo pois somos libertos desse mundo de ilusões  Lc 4. 5-7  , HB 11.24,25 .  Devemos estar alegres em saber que Deus cumpri em nos todas as promessas que ele tem feito LC 2.25-29.


                                          CONCLUSÃO

A alegria faz parte da vida do salvo , ela não precisa ser mostrada exteriormente mais no interior da alma SL46.4.  Somos alegres porque o Senhor faz grandes coisas em nossas vidas  SL 126.3. Nossas alegrias não vem apenas da crucificação de Cristo mais principalmente da sua ressurreição  MT 28.6,8 - 9. Todo Senhor que faz um beneficio a um servo seu espera dele gratidão, obediência, sinceridade e  honestidade .  E sempre que eu o encontrar ver nele o semblante alegre e feliz . Por isso o salmista Davi nos exorta a servir ao Senhor com alegria e cânticos de gratidão SL. 100.2. É viver alegre mas é preciso ter alegria sincera pois ela aformoseia  a alma e serve até de remédio.  PV.15.13 , PV 17.22. Que possamos viver felizes e unidos pela palavra do Senhor . Exortando  uns aos outros SL. 133.1 para chegarmos no Céu  . 
   Amém . (Reflexão NE. 8.10 )