Pesquisa

LIÇÃO 13ª- A MORTE DE ELISEU




ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELA NOSSA PROFESSORA DA CLASSE DAS SENHORAS A IRMÃ JOSEFA.











Eliseu foi o sucessor de Elias, escolhido para ficar em seu lugar, foi aí que ele se tornou profeta que nós chamamos um santo homem de Deus. Houve um intervalo de quarenta anos, neste período Eliseu já estava com oitenta anos. Agora ele estava doente, às vezes nós vemos os homens de Deus e pensamos que eles não adoecem, mais eles são humanos adoecem e morrem. (2Rs 13.14)"E Eliseu estava doente da sua doença de que morreu; e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros!" Eliseu através de quem Deus realizava muitos milagres grandiosos como a cura por exemplo.



A realidade nos ensina que grande homem de fé as vezes morrem de doenças inclusive aquele que antes exerceram um ministério  de cura divina. Entre a consequência  da queda do homem estão a enfermidade e a morte, e ninguém está isento dela. O rei Joás reconheceu que o Deus de Eliseu era o verdadeiro defensor de Israel. Joás sabia com certeza que a força  e a proteção de Israel findaria com a morte de Eliseu. Em qualquer tempo que faltar a palavra profética para o povo de Deus a decadência espiritual e a apostasia sem duvida vão surgir. Eliseu como todo ser humano ele sofreu, mais como profeta apesar do sofrimento a idade ele permanecia com o mesmo vigor espiritual de antes, nada o impediu de continuar sendo a vós profética do Deus de Israel.



Hoje está existindo um bordão que diz eu profetizo sobre tua vida é muito bonito por uma razão bem simples, nenhuma profecia que si ajusta ao modelo Bíblico tem seu ponto de partida do querer humano mas na vontade soberana de Deus (2 Pe 1.21; 2 Rs 13.17) diz que o ato de tirar uma flecha para o oriente dominada pela Síria, era um sinal de que Deus guardaria Israel. Joás demonstrava que não tinha zelo, dedicação e fé necessária para o Senhor cumprir sua promessa. Aconteceu algo inexplicável  coisa que desafia a razão humana. Só  nosso Deus faz através  de uma pessoa já morta, porque ele tem atribuído tem poder especiais que nós na nossa fragilidade como seres humanos não pode imaginar. 





Deus é eterno, Eliseu morto mas foi capaz de ressuscitar uma pessoa , ele como profeta foi usado por Deus mesmo morto fez reviver um ser humano. Porque Deus não morre nem tão pouco deixa de cumprir a sua palavra quando tudo parece perdido. Porque mesmo morto o nome de Deus foi glorificado. Eliseu continuava sendo um santo homem de Deus. Eliseu fez muito porque ele participava da vida espiritual e moral, enquanto Elias era mais do deserto; Eliseu teve atuação em vários lugares e assim ele deixou uma grande lista de milagres operando através do seu ministério e deste homem que foi um grande profeta Eliseu.

Jesus continue nos abençoando!


LIÇÃO 12ª- ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS




ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES O IRMÃO FLÁVIO JOSÉ. PEÇO DESCULPAS AOS LEITORES DESTE BLOG PELO ATRASO DA PUBLICAÇÃO, QUE ERA PARA SER ESCRITA PELO NOSSO CONVIDADO DESTE TRIMESTRE. POIS O MESMO TEVE PROBLEMAS DE ORDEM PESSOAL. ESPERO QUE POSSA ABENÇOAR PESSOAS COM ESTE COMENTÁRIO.





INTRODUÇÃO



As Escolas de Profetas realmente existiram, mas há pouca informação sobre essas instituições. Muito do que pensamos não passa de suposições. As pessoas em nossas igrejas que não entendem bem o tipo de profeta citado nas escrituras, já que as passagens bíblicas não apontam o propósito dessas escolas. Na verdade, é muito difícil responder sobre os objetivos, conteúdo e a formação delas. Não há elementos para uma explicação detalhada. Há até teólogos que acham que “escolas de profetas” é linguagem figurada, mas não que tenha sido uma organização. Apesar disso, os textos das Sagradas Escrituras nos dão algumas informações sobre o assunto.


A PRIMEIRA ESCOLA



Parece que as primeiras escolas foram organizadas por Samuel (I Sm 10.5; 19.20)”Então, enviou Saul mensageiros para trazerem Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel, que presidia sobre eles; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram” e estabelecidas por Elias e Eliseu no Reino do Norte (II Rs 2.3, 5; 4.38; 6.1). As Escolas de Profetas não devem ser confundidas com um monastério ou escolas dos escribas ou mesmo com um seminário teológico dos nossos tempos. Não havia um currículo de ensino, ou mesmo uma organização formal de aprendizado. Podemos até supor que havia algum ensino, mas a Escola de Profetas estava mais para uma reunião de “um grupo de pessoas em busca de mútua cultivação do seu zelo religioso”. Muito diferente do que temos hoje.



Claro que o texto usado por eles era a Escritura, mais não um estudo sistemático da mesma forma que fazemos hoje. (1Sm 16.4b)”Então, os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?” . A figura do profeta era bem vista pelo povo que tinha todo temor e tremor das palavras dos profetas. Profetas que falaram para grandes reis e lideres religiosos nos tempos antigos, e pelos apóstolos no começo da igreja; que também não deixam de ser profetas de Deus. Paulo não só orienta a igreja como também profetisa das coisas que vão acontecer nos últimos dias.


NOS DIAS DE HOJE



Um grupo religioso em Israel está causando polêmica por afirmar oferecer um treinamento que tornaria qualquer pessoa um profeta, pelo valor de 200 shekels (cerca de R$ 110). Com o título de “Escola de Profetas Caim e Abel”, o grupo começou a ministrar aulas em dezembro de 2012, e afirma ser capaz de atestar qualquer um como profeta.



Os críticos da suposta escola de profetas afirmam que a ideia é uma blasfêmia, e que a tradição judaica reconhece como profetas algumas figuras bíblicas, da era de nomes monumentais como Moisés, Samuel, Elias, Eliseu, Jeremias, Ezequiel e Amós. A tradição judaica diz ainda que ninguém pode ser um profeta desde que os romanos destruíram o Segundo Templo, em Jerusalém, no ano 70 da era cristã, e que o período de profecias só pode reviver com a chegada o Messias e com a construção de um novo templo.



Porém, o profetismo do AT não era conforme o nosso atual entendimento (apenas um dom de falar as palavras do Espirito, de prever o futuro, etc...). O profeta do AT era o homem que falava conforme a Palavra de Deus ou conforme a Lei de Moisés. Exercia o papel de exortar e levar as pessoas a seguirem os caminhos preparados pelo Senhor. Em determinadas situações ele recebia uma revelação (conforme nosso entendimento de profecia), mas, na maioria dos casos aquele que pregava a Palavra de Deus, aquele que via o erro a sua frente e indicava o caminho conforme as Leis de Deus - esse era um profeta.


CONCLUSÃO



Eu vejo que muitas pessoas gostariam de ser como os antigos profetas, mas estamos em outra era, a era da graça; Onde as escolas são totalmente diferentes das antigas. Temos o mesmo Espírito atuando sobre os seus alunos e vemos que Ele coloca as palavras na boca destes profetas, é o Santo Espírito de Deus, e fala a igreja de hoje de maneira especial. O certo é que o "dom de profecia" como o conhecemos hoje, e a palavra já diz: dom - é obra gratuita do Espírito Santo. Evidentemente, após muita busca através da oração e do jejum, uma vida de acordo com o Evangelho e, uma unção derramada pelo Espírito de Deus. Portanto, não se aprende na escola à profetizar aprende-se a Palavra de Deus.


LIÇÃO 11ª- OS MILAGRES DE ELISEU







Texto Áureo

“ Ora, o rei falava a Geazi, moço do Homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito” ( 2 Rs. 8:4 ).


Introdução:  A Bíblia revela vários milagres operados por Deus através do profeta Eliseu. Sabemos que milagres não aconteceram para a glorificação humana nem tão pouco foram realizados por Deus sem objetivos definidos. Um certo estudioso da palavra de Deus disse uma vez que milagre é: A ação, o fato ou acontecimento que é impossível de explicar-se segundo as ciências naturais atribuindo-se então o acontecido a um mover sobrenatural de ordem Divina, ou seja, a Deus. A nossa palavra milagre vem do Latim “Miraculum”, e significa aquilo que causa admiração.


Nos dicionários, o milagre é definido como um fato que se atribui a uma causa sobrenatural. Já na Bíblia, os milagres estão sempre associados ao maravilhoso, ao extraordinário, ao que é fora do comum, ao que é superior às forças do homem e da natureza. Eliseu identificou-se muito com as causas sociais e necessidades humanas, e neste sentido posso citar dois de seus milagres que foram verdadeiros milagres de provisão material ( 2 Rs.4:1-7 ) e ( 2 Rs. 4: 42-44 ). Quando houve uma grande fome no reino do norte por causa da impiedade de Jorão, Deus mesmo assim usa o profeta pela sua bondade e misericórdia, e manda Eliseu profetizar o fim da fome e mais uma vez o milagre acontece!. 


Apesar de Eliseu não ser citado nominalmente no capítulo onze da carta aos Hebreus, vemos claramente como Deus, séculos mais tarde o coloca como um grande herói da fé, um homem de milagres. Deus usa o autor da carta aos Hebreus para fazer menção de homens que além de grandes heróis da fé, foram também  instrumentos de Deus na realização de grandes milagres, como o da ressurreição  da vida: “ As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos” ( Hb. 11: 35a ), fica claro que tanto Elias como Eliseu estão dentro deste contexto, pois ambos ressuscitaram filhos de mulheres ( 2 Rs. 4:18-37 ),( 1 Rs. 17:22 ).


Poderia citar vários milagres, porém dois milagres na vida de Eliseu me chamaram a atenção: O primeiro a cura milagrosa de um general gentio chamado Naamã, este milagre foi mencionado até por Jesus no Novo Testamento ( Lc. 4:27 ) e o outro milagre é que junto com a morte de Eliseu é mencionada a vinda dos moabitas, que na primavera invadiram o país e o saquearam. E com a chegada dos moabitas, nem houve tempo de um grupo de pessoas enterrar um morto e fugir; então eles jogaram o cadáver na sepultura de Eliseu e logo que o morto tocou os seus ossos, reviveu! Glória  a Deus!.



Conclusão: Eliseu foi um homem íntegro que rejeitou os bens materiais em detrimento das coisas celestiais, não aceitou tudo que Naamã lhe ofereceu em troca de um milagre, os dons e poder de Deus não se negociam, não se vendem, e nem se trocam ou se barganham. Jesus disse “ Curai os enfermos, ressuscitai os mortos,limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça daí ” ( Mt: 10:8 ). Simão o mágico, Ananias e Safira, Geazi e outros dentro do contexto atual se esquecem que: “ Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” ( Gl. 6: 7 ). Portanto que Deus tenha misericórdia de todos nós, amém.





LIÇÃO 10ª- HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA



ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR DA CLASSE DAS SENHORAS O IRMÃO CARLOS ANTONIO



Há um Milagre Em Sua casa
                              Texto Áureo
                            “ Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio ” ( ll Rs 4:4 ).

Introdução:  Durante o estudo das lições anteriores, estudamos sobre assuntos relacionados a vida e ministério do profeta Elias, a partir de agora vamos estudar sobre a vida e ministério de Eliseu, o seu sucessor. A lição em foco aborda um milagre que diferentemente de outros não acontece em meio a grandes multidões como os de Elias no Carmelo ou o de Jesus na multiplicação dos pães ( Jo. 6: 1- 15 ). Porém esse milagre aconteceu na esfera domiciliar. O profeta se depara com uma mulher viúva que desesperada clama urgentemente por socorro, pois ela estava profundamente angustiada por tudo que havia acontecido em sua vida. 


Há momentos em nossas vidas que nada dar certo, os problemas de todos os tipos aparecem e ficamos em grande sofrimento e angústias ( Sl. 116:3 ) . Aquela mulher estava sofrendo emocionalmente pela perda do seu marido e ainda pior estava vivendo uma grande crise financeira que a deixou profundamente desesperada. Sabemos que o seu marido havia sido um homem muito temente a Deus e que também era um discípulo de Eliseu ( ll Rs 4:1 )  mesmo assim agora sua esposa estava sem recurso nenhum pra sustentar a si mesma e seus dois filhos. Deus sabe de tudo aquilo que precisamos. 

“Ele conhece as nossas necessidades” ( Mt. 6;8 ) e age operando grandes milagres em meio a elas, Deus na sua provisão não se esquece de ninguém inclusive as viúvas ( Dt. 10:18 ). Voçê agora pode estar me perguntando então por que Deus se esqueceu desta mulher? . Na realidade Deus não a havia esquecido ( Is. 49:15 ) mas há momentos da nossa vida que ele nos prova, principalmente nós que somos seus servos, ele quer saber até onde vai a nossa fé e confiança nele. Aquela mulher também traz grandes ensinos para nós hoje, ela nos mostra que diante dos problemas da vida precisamos procurar as pessoas certas nos lugares certos. Ela foi atrás do profeta que era um representante de Deus aqui na terra e contou todo o seu problema. 

Ele por sua vez ouviu o seu clamor e lhe dirige duas perguntas: “ Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa” ( ll Rs. 4:2 ). Diante de uma pergunta como esta ela poderia exibir orgulho já que estava diante de um profeta, mais também diante de um dos conhecidos da família, porém sua humildade logo transparece quando ela responde: “ tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite” ( ll Rs. 4: 2b ). Realmente o credor  estava às portas pronto mesmo até a levar os seus dois únicos filhos como pagamento pela dívida, os rapazes seriam levados como mão de obra escrava pelo menos por seis anos já que a lei permitia isto ( Êx. 21:1,2 ) e aquela mulher responde que só tem uma botija de azeite!!! qualquer um riria daquela situação, mas devemos lembrar que o nosso Deus é um Deus de milagres!!!. Então o servo de Deus inicia uma grande obra de restauração e restituição na vida daquela família. 

Ele faz um pedido que para ela não foi muito difícil, já que percebemos que ela mantinha um bom relacionamento com seus vizinhos. Ele pediu que ela trouxesse vários vasos emprestados, não poucos e vazios, depois ela e seus filhos entrariam em casa e fecharia as portas, Eliseu mostra com isso que toda honra e toda glória pertence somente a Deus, talvez aqueles vizinhos quisessem idolatrar Eliseu como fizeram mais tarde com Paulo e Barnabé ( At. 14:8-11 ) por causa de um milagre operado por eles. Depois da porta fechada pede ele que seja derramada aquela única botija que ela tinha cheia sobre todos os vasos vazios que ela trouxe e vá colocando à parte os que estiverem cheios. Sabe qual foi o resultado desta surpreendente história, leiamos o versículo 6 “ E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou ( ll Rs. 4:6 ).


Conclusão: O azeite foi muito importante nos tempos bíblicos, porém se não fosse a intervenção Divina aquela  viúva não teria alcançado a vitória que alcançou, por isso o objetivo desse milagre serviu pra glorificar a Deus e mostrar ao mesmo tempo que nós somos dependentes dele, e demonstrar que sua provisão e seus recursos nunca se esgotam!!! Podem acabar os nossos vasos, mais Deus sempre estará pronto para derramar sua graça e compaixão em nossas vidas. Diz o texto que aquela mulher foi instruída pelo profeta a vender o azeite, pagar as suas dívidas e ainda viver do resto que sobrou, glória a Deus por tudo Amém.