Pesquisa

LIÇÃO 10ª- A PERDA DOS BENS TERRENOS


 
EU PEÇO DESCULPA AOS LEITORES DESTE BLOG POR NÃO HAVER PUBLICADO NOSSO COMENTÁRIO DA LIÇÃO NOVE, POR PROBLEMAS TÉCNICOS.   














ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO IRMÃO FLÁVIO JOSÉ PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES




INTRODUÇÃO


É pensamento comum que a realização financeira é o caminho mais fácil para a felicidade. Sem dúvida ter os bens necessários para uma vida digna está plenamente de acordo com a natureza humana. O perigo se encontra quando se absolutiza o ter bens em detrimento do ser cristão. Na pregação evangélica de Jesus, podemos deduzir que quanto maior é a riqueza, mais estreitos podem ser os horizontes da vida. No momento estamos valorizando o material, à maior preocupação no ter, que possa desfrutar nesta vida do que a vida futura.



A conquista da vida futura esta na presente, então o bem que o cristão devi se preocupar em primeiro lugar é na futura, garantido isto então posso desfrutar da presente sem correr o risco de perder a futura.  O cristão não pode viver alienado da vida físico-material, contanto que o material não sufoque o espiritual. Sabemos que nada trouxemos para este mundo e dele nada levaremos, mas enquanto aqui estivermos usemos deste mundo com sabedoria, porque tudo passa (1Co 7.31; 1Tm 6.7,8).”e os que usam deste mundo, como se não abusassem, porque a aparência deste mundo passa”. ”Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento e com que nos cobrimos, estejamos com isso contente”



O evangelista Billy Graham, que recentemente foi considerado um dos homens mais admirados dos Estados Unidos, afirmou essa semana que os evangélicos adoram a ídolos o dinheiro, o poder e as posses. Em resposta à pergunta de uma leitora, em sua coluna no site Chicago Tribune, Graham comparou a idolatria à preocupação contemporânea com dinheiro e bens materiais. “Ambos podem facilmente tornar-se “ídolos” que seguimos servilmente e deixamos de lado as coisas mais importantes em nossas vidas. Em vez de servir a Deus, servimos ao dinheiro e às coisas”, ressaltou, citando em seguida o trecho do evangelho de Mateus no qual Jesus advertiu: “Ninguém pode servir a dois senhores... Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.


SOBREVIVÊNCIA



A questão da sobrevivência; Deus forneceu ao homem o seu sustento no Éden. Não era necessário o trabalho a conquistas materiais. No pecado ele tem que trabalhar para o seu sustento, mais Deus não deixou de ampara-lo, mesmo com o suor do próprio corpo teria condições de se manter com vida. Mais o pecado troce a ambição que toma o espaço no seu coração fazendo com que ele vá ao estremo da ambição, roubando, matando, mentindo etc.(Ez 16.49)”Eis que esta foi a maldade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca esforçou a mão do pobre e do necessitado.”



A vida humana acontece debaixo de duas grandes forças: Necessidades e desejos. As necessidades e os desejos que temos, são por assim dizer, as duas molas propulsoras da nossa vida. Há, porém uma diferença básica entre necessidade e desejo, nem sempre percebida por nós.


 NECESSIDADE- refere-se a aspectos básicas dos seres humanos tais como alimentar-se, vestir-se, ter um lugar para morar, segurança. Portanto, necessidade é uma carência essencial e fundamental que todos temos. A necessidade é de origem natural e involuntária. Não se escolhe ter fome, apenas tem-se fome. Assim todo ser vivo tem necessidades, pois plantas e animais também têm necessidades de alimento. 


DESEJO- É um ato da nossa vontade e ambição, é uma necessidade psicológica. Nascemos com necessidades e a sociedade que vivemos vai criando em nós desejos. Por isso, uma diferença básica é que a necessidade é de origem natural, involuntária e instintiva, enquanto o desejo é de origem humana, voluntaria e consciente. A sociedade moderna promove a ambição, a revolução industrial, estimula o consumo desordenado de bens. Para tanto, as pessoas precisam desejar aquilo que os outros têm, ou, até mesmo, aquilo que os outros gostariam de ter.


 AMBIÇÃO POR DINHEIRO, E PODER



A humanidade distanciada de Deus e entregue ao pecado (Rm. 3.23) )”Porque todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus” fez opção pelo hedonismo (do grego hedonê, “prazer”, “vontade”) é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. De modo que a concupiscência foi posta no altar da idolatria moderna. Por isso, as pessoas não falam ou buscam outra coisa a não ser a satisfação nos prazeres carnais (Cl. 3.5) “Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é a idolatria;”



E, a fim de cumprir os desejos desordenados, ou de substituir o vazio que somente pode ser preenchido pelo Espírito Santo, busca conforto vão no dinheiro, sexo e poder. O dinheiro domina os ditames da sociedade moderna. Cada vez mais as pessoas busca acumular riquezas, os bens materiais nunca lhes são suficientes (Sl. 62.10; Pv. 30.15). É preciso ter cuidado para não sacralizar o dinheiro, pois Jesus se expressou de modo bastante realista a seu respeito (Mt. 6.19-21) e Paulo, ressaltou que o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males (I Tm. 6.10). O sexo também está no pedestal dessa idolatria. A beleza do sexo, em seu propósito divino, dentro do relacionamento conjugal (Hb. 13.4) fora banalizada pela corrupção humana.


CONCLUSÃO



Bem, a necessidade de sobrevivência nós estamos cientes de que precisamos do material, o cuidado é que esta necessidade não faça com que atropelem as pessoas e a fé. O cristão controlado pelo Espírito Santo não ambiciona aquilo que os outros têm. Nem toda riqueza é resultante da benção de Deus, os ímpios também podem prosperar. Por olhar para a prosperidade dos ímpios, Asafe, por pouco, não se desviou dos desígnios de Deus (Sl. 73). Certo pastor fora convidado a visitar um homem muito rico, depois da refeição, aquele homem começou a ostentar tudo aquilo que tinha, mostrou suas riquezas em todas as direções, apontou para o norte, o sul, o leste e oeste. O pastor reconheceu que aquele homem era rico, que tinha muitas coisas, mas quando perguntou se ele tinha alguma riqueza na direção de cima, como o jovem rico que encontrou Jesus, o homem entristeceu-se. Coloquemos, pois, os nossos olhos nas riquezas celestiais. As coisas materiais têm o seu devido espaço na vida cristã, mas nunca dentro do crente, apenas fora dele, dentro dEle, somente o Senhor deva reinar.




LIÇÃO 8ª- A REBELDIA DOS FILHOS



ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO PROFESSOR CARLOS ANTONY DA CLASSE DAS SENHORAS





A Rebeldia Dos Filhos

             Texto Áureo

" Instrue o menino no caminho  em que deve andar , e, até quando envelhecer, não se desviará dele" ( Pv 22.6 ).

   

    Introdução:

Comemoramos recentemente uma data, e um dia muito especial aqui no Brasil. O segundo Domingo de Agosto é dedicado a todos os pais. Ser pai é algo inesplicável, é um verdadeiro dom de Deus; somente Deus pode nos conceder esta dádiva!!! Sl 139.14 . Porém toda a alegria e expectativa que é gerada em torno de um filho, logo poderá se transformar em frustração e dor.



Davi nunca desejou que seu filho Absalão se torna-se um homem tão mal, a ponto de perseguir seu próprio pai, e infelizmente ter tido o fim trágico que teve. Hoje em dia não é diferente , vemos muito nos noticiários inúmeros casos de filhos que chegam até mesmo ao extremo de matarem os seus próprios pais!!!, temos um caso recente em que houve uma grande repercussão, a morte de um dos mais influentes líderes da igreja anglicana no Brasil, o bispo Robson Cavalcanti que foi morto pelo seu próprio filho.



Sabemos que este rapaz não era filho biológico, mas e daí, será que pai é somente aquele que gera um filho biologicamente? ou também não o é aquele que cria, que acolhe, que educa, ama e ensina o seu filho como ser um cidadão no meio desta sociedade corrompida. Sinceramente não tenho todas as respostas para dar quando o assunto é filhos rebeldes, mas uma coisa é certa e indispensável, precisamos aplicar a disciplina aos nossos filhos e procurar educá-los segundo os princípios da palavra de Deus. Nunca foi tão difícil educar os nossos filhos, vivemos na época em que Daniel profetizou dizendo que a "ciência se multiplicaria, e muitos correriam de um lado para outro" (Dn. 12.4). 



Vemos muitas vezes o papel de educador e ensinador dos nossos filhos ser passado para pessoas que muitas vezes não tem condições nenhuma de educar nossos filhos. A educação secular por si própria não garantirá uma boa formação para os nossos filhos pois a bíblia diz que o mundo jaz no maligno ( l Jo. 5.19 ). Precisamos despertar enquanto é dia e rogar as misericórdias de Deus para que nossos filhos sejam exemplos de submissão e lealdade aos princípios da palavra de Deus, que sejam grandes exemplos como foi Timóteo, Abel, Samuel, Daniel e outros grandes exemplos bíblicos. 



E devemos nos humilhar perante Deus como fazia o patriarca Jó ( Jó 1.5 ) para que nossos filhos não venham a se desviar dos caminhos do Senhor e tornem-se filhos rebeldes como foi Caim, Hofni, finéias, Absalão e outros cuja vida trouxe muita angústia para seus pai!!. Não devemos esquecer que no caso dos filhos de Eli, Deus responsabilizou diretamente ele que era sacerdote pela rebeldia dos seus filhos ( l Sm 3.13 ). Porém há casos em que mesmo com todo amor e atenção dos pais há filhos como o pródigo da parábola de Lucas que preferem dar uma voltinha no mundo. ( Lc 15.11ss ). Devemos fazer a nossa parte, aplicar a disciplina como o sábio Salomão ensinou ( Pv.22.15 e Pv.29.17 ) . Mas também devemos lembrar que nunca devemos disciplinar sem amor ( Hb 12.6-8). Devemos também manter um relacionamento de paz com nossos filhos evitando provocar a ira dos mesmos ( Ef. 6.4 ).



Conclusão: 

Desejo encerrar este comentário lembrando aos leitores o texto de Deuteronômio 6.6,7 "E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Amém.    







LIÇÃO 7ª- A DIVISÃO ESPIRITUAL NO LAR


Escrito por Aguinaldo Barbosa, vice-dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1






Graça e paz seja com todos me sinto regozijado por esta rica oportunidade de está trazendo este pequeno comentário desta lição tão importante sobre;


A  DIVISÃO  ESPIRITUAL  NO  LAR
Como dividir e crescer ao mesmo tempo PV.9.9 tudo que fazemos seguindo a orientação de Deus prospera mesmo quando há uma divisão principalmente no lar GN.2.18 após a formação do homem Deus percebeu que ele iria sentir-se só por isso fez a mulher para que fosse uma companhia e estivesse sempre ao seu lado lhe auxiliando e compartilhando de suas descobertas.


CONVIVENDO COM UM JUGO DESIGUAL


A bíblia adverte sobre a união do salvo com o ímpio 2 CO.6.14 certamente este ajuntamento tem tudo para dar errado pois os gostos ,as festas,as tradições e a fé são totalmente opostos por enquanto um que se santificar o outro acha tudo comum mas os sábios prosperam PV11.1 mais quando Deus pela sua misericórdia salva um dos cônjugues o que ele deve fazer deixar aquele ou aquela que escolhera para ser sua companhia de vida afora mas lembremos que Deus disse que tudo estava bom só uma coisa não estava o homem por ele criado tinha em que se ocupar mais alguma coisa lhe faltava uma adjuntora GN 3.23 e juntos viveram e procriaram a terra GN 4.1.2 em vista a tudo isso notamos que Deus em misericórdia zela pela família que é a vida intima de um homem e uma mulher MT 19.5.6 o que deve acontecer quando um dos cônjugue aceita a Jesus é agir com sabedoria pedir orientação a Deus para saber ganhar o outro GL 1.5 é preciso ter sabedoria para conviver dia a dia em harmonia e amor se respeitando e vivendo a vida conjugal nunca atacando o não crente mas mostrando a ele o resultado da vida daqueles que não tem o temor de Deus PV16.1.2


AGINDO  SEMPRE  COM  SABEDORIA


O salvo deve sempre agir com sabedoria e prudência foi o que aconteceu com Ester quando
Soube o que estava prestes a acontecer com seu povo Ester 3.8,9 a primeira ação importante foi o contato que mardoqueu e Ester pois ela tendo se tornado rainha não esqueceu suas raízes Ester 4.7,8 sempre que o salvo em cristo tiver que tratar algumas coisas que sejam algo que tragam contradição é preciso primeiro buscar a Deus em oração,jejum e humildade para que ele mude e transforme o coração de seu cônjugue Ester 4.15,16 quando pedimos a Deus ele através do Espírito Santo toma nossa frente e resolve tudo por nós João 16.8 o rei assuero era  rei da pérsia Esdras 4.7 enquanto Ester era judia mais a colocou na vida do rei para salvar seu povo Ester.2.9,10 e5.2,3


O SALVO AGINDO COM SABEDORIA, Ester sendo rainha sabia que tinha que agir de forma sábia 


para ganhar a confiança do rei:Ester 5.7,8 o salvo sabe usar momentos oportunos Ester 7.3.6 quando o casal tem a fé dividida é preciso saber o momento de criticar, elogiar,reclamar e agradecer 1 Cor 9.22 como o apóstolo Paulo disse que se fez de tudo para que de alguma forma pode-se salvar alguns o servo de Deus deve sempre estar por cima da situação


COMO  EVANGELIZAR  O  CÔNJUGUE


A primeira coisa que deve acontecer na vida de alguém  que aceita a cristo como salvador é ter arrependimento Lc 19. 8.10 as mudanças devem ocorrer gradativamente e no tocante a vida conjugal estas  mudanças devem estar em evidência pois agora é uma nova criatura  2Cor 5.17 aquele que espancava não espanca mais, aquele que humilhava não humilha mais,aquele que traia não trai mais, para que tenha um bom testemunho tanto na vida conjugal quanto na vida secular o salvo sábio não tenta ganhar pelo grito, pelo escândalo,ou mesmo pela força pois quando isso acontece fica difícil que a outra parte dê ouvido a palavra de Deus às vezes é preciso se fazer de desentendido para ganhar terreno no campo inimigo 1Cor. 4-9,10 é 



preciso simplesmente aproveitar as oportunidades e com humildade e sabedoria saber abrir espaços para um diálogo sem ferir diretamente a crença do outro mais mostrando uma alternativa melhor para servi a Deus  1Cor.4.13-15 e 1Cor.420-23 o apóstolo Paulo sendo instruído por gamaliel muitas vezes se fez de fraco para ganhar os fortes 1 cor.9.19-23 pois o importante é que o reino de Deus cresça e que aqueles que foram alcançados pelo evangelho comece evangelizar primeiro seu cônjugue seus filhos e seus familiares vizinhos e colegas de trabalho para que se torne um grande missionário para glória do Deus altíssimo
amém.

Lição 6ª - A Despensa Vazia


Escrito por Sara Carvalho, professora da classe dos adolescentes

Muitas vezes passamos por situações complicadas nas nossas vidas, e sem dúvida, uma delas é a escassez de recursos. Quando esta aflição chega a um lar traz muita dor e desespero, porém, como filhos de Deus devemos estar cientes que o nosso Pai nunca nos deixará perecer e também tomar como exemplo algumas figuras da Bíblia Sagrada que passaram por essa tribulação, mas no final receberam a vitória.

No Antigo Testamento nos deparamos com a história de uma mulher que perdera seu marido e não tinha mais condições de sustentar seus filhos e nem de pagar suas dívidas. Para piorar tudo os credores queriam levar seus filhos como servos em forma de pagamento. Em meio a esse cenário angustiante a mulher se lembra do profeta Eliseu e vai ao seu encontro. Ao encontrá-lo conta a sua situação e recebe a seguinte resposta: “Vai pede para ti vasos vazios emprestados a todos os teus vizinhos e não poucos”.  

Alguém neste momento poderia pensar “Como assim? Vasos vazios? A viúva precisa de comida e não de vasos!” Contudo a viúva não hesitou, foi para casa e obedeceu ao profeta mesmo talvez sem entender ela confiava no Senhor. Ela fechou a porta de sua casa e juntamente com seus filhos colocou a última gota de azeite na vasilha. E ai o milagre aconteceu! O azeite da viúva multiplicou e ela pode vendê-lo e assim conseguir o dinheiro para seu sustento (II Reis 4.1-7).

Podemos tirar alguns ensinamentos na história dessa viúva. Um deles é que mesmo em meio à provação não podemos nos desesperar, mas sim buscar ajuda de quem verdadeiramente pode nos ajudar, neste caso, a mulher pediu ajuda ao servo de Deus, Eliseu, que lhe mostrou o que ela deveria fazer. Apesar de ser não comum na época e na terra dela mulheres conversarem com os homens, a viúva não se intimidou, sabia que o futuro da sua família estava em suas mãos e não podia se deixar levar pelas convenções humanas ou por vergonha. Muitas vezes sentimos tão humilhados pela nossa condição de pobreza que esquecemos que temos um Deus que a todo instante cuida de nós e que quer escutar e atender a nossa súplica. Ainda que não possamos ver, temos um Deus que se importa com a nossa vida espiritual e também material.

Outro ponto interessante é que a viúva não possuía nada além mais do que um pouco de azeite e foi apenas isso que o Senhor utilizou para operar o milagre. Não é necessário riqueza ou sacrifícios extremos para vermos o agir de Deus nas nossas vidas. O Deus do muito também opera no pouco e com certeza até no nada.

Existem outros casos de milagres e da provisão de Deus em meio à escassez na bíblia. E em todos eles percebemos que para existir a solução era necessário que existisse fé. Fé da parte da pessoa que ajuda e ora e a Deus para ajudar o próximo, fé da parte de quem está passando pela provação em acreditar que Deus pode realizar uma transformação no seu quadro, fé em humilhar-se perante o Senhor em busca de solução sabendo que só ELE é capaz de mudar tudo aquilo e fé em ser paciente e esperar o milagre acontecer no tempo certo. Portanto devemos sempre lembrar que temos um Deus que sempre nos ajudará quando for preciso e que sempre estará com as mãos abertas para nos ajudar.

Contudo, não podemos nos esquecer de que temos a obrigação gloriosa de ajudar os nossos irmãos que estão passando por dificuldade financeira, seja com dinheiro ou com oração.  Em Romanos 12.9-21 vemos um belíssimo texto do apóstolo Paulo nos exortando à misericórdia e à compaixão para com o nosso próximo; e isso fica bastante claro no versículo 13 “Compartilhai as necessidades dos santos; praticai a honestidade”.

O apóstolo deixa bem claro que devemos ajudar a todos sem exceção até mesmo os nossos inimigos “Se o teu inimigo tiver fome dá-lhe de beber, se tiver sede dá-lhe de beber (...)”. Sabemos que a fé sem obras é morta (Tiago 2.14-17) e que a generosidade está entre as missões dos cristãos na sua passagem na terra, então vamos cumprir as ordenanças do nosso Pai e assim viver em paz conosco e com os outros (Romanos 14.18-19).