Pesquisa

LIÇÃO 5ª - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO


ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO VICE DIRIGENTE AGUINALDO BARBOSA





Não ameis o mundo com suas novidades nem vos conformeis com ele (Rm 12.2) “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” A graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos, estou bastante alegre em Cristo por mais esta oportunidade de trazer um rápido comentário desta maravilhosa lição bíblica que traz por titulo; PÉRGAMO A IGREJA CASADA COM O MUNDO.


INTRODUÇÃO



Nesta lição bíblica que temos em mãos vamos aprender que devemos viver no mundo, mas nós devemos nos envolver em suas festas em suas crenças e pensamentos pois quando o homem esta longe dos planos de Deus o pecado para ele é algo comum pois julga que Deus deu-lhe liberdade e ousadia para fazer o que quiser sem culpa alguma, mas nosso Deus é zeloso e cuida bem de suas ovelhas (Sl 1.1)”Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”



Algo interessante que nos chama a atenção é que Pérgamo era uma metrópole bem sucedida rica e bem localizada, conhecida por sua grande e imponente biblioteca, quando o livro principal não era o centro dela, pois o livro principal não estava sendo reverenciado por falta de interesse próprio (Mt 22.29).



O que se pode dizer de Pérgamo: Capital da Ásia ou cidade de Misia (Ap 2.12-17) povo que adorava vários deuses entre eles (Baco deus da diversão e Asclépio deus da sanidade) de certa forma sabemos como foi Pérgamo de espaço para que satanás se entroniza-se e desvirtua-se a igreja(Ap 2.13) .



Quando o imperador romano Constantino se mostra simpatizante ao cristianismo e até professa a fé em Cristo Jesus e se coloca em defesa da igreja faz edito em favor da igreja e até por um tempo acaba com cultos pagãos, mais em seguida tenta ecumenizar os cultos entre os que criam em Cristo com aqueles que cultuavam outros deuses todo líder deve estar atento a tudo que ocorre na igreja do Senhor para não se deixar levar pelas artimanhas de satanás pois bem sabemos que o templo feito pelas mãos do homem também é chamada casa de oração



Pérgamo: capital da Ásia que adorava a vários deuses gregos entre eles Baco “deus da diversão” e Asclépio “deus da sanidade”. Constantino imperador entra em cena se mostra simpatizante ao cristianismo e até aceitou a fé e se coloca em defesa da igreja já faz edito em favor da igreja e ajuda financeira a igreja de Cristo une os templos pagãos a igreja de Cristo.



Sabemos onde tem dinheiro sempre há risco fraqueza ou tropeço isso ocorreu com a igreja para continuar recebendo ajuda financeira, começaram a tolerar alguns costumes pagãos dentro da igreja (2Co 6.14), em um tempo em que romanos e gregos cultuavam aos mesmos deuses com nomes gregos ou romanos, foram introduzidos alguns costumes entre eles.


ORAÇÃO PELOS MORTOS 300 d.c


ADORAÇÃO A SANTOS E ANJOS 376 d.c


ADORAÇÃO A MARIA (MARIOLATRIA) 431 d.c


OS SACERDOTES COMEÇAM SE VESTIR DIFERENTE DO POVO 500 d.c


EXTREMA UNÇÃO 526 d.


INSTITUIÇÃO A DOUTRINA DO PURGATÓRIO 593 d.c


OS CULTOS SÓ PODEM SER REALIZADOS EM LATIM 600 d.c



Pérgamo apesar de suas qualidades de fidelidade a Deus tinha no seio da igreja, alguns que discordavam da doutrina se apegando a doutrina de Balaão que lançava tropeço a Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e que se prostituissem. Existe algo interessante no homem o desejo de pecar (2 Tm 3.1,2,4,5) mesmo nos tempos remotos já haviam pessoas querendo tirar proveito da palavra de Deus trazendo falsos ensinos afim de arrastar para si multidões.



Os Nicolaítas: seguidores de uma seita que perturbavam as igrejas de Éfeso e de Pérgamo comiam alimentos sacrificados a ídolos e entregavam-se aos prazeres carnais (Ap 2.15) nos dias atuais vemos pessoas que foram salvas pelo evangelho de Cristo e congregaram com os santos e até se batizaram no batismo de arrependimento até que chegou o tempo em que se julgaram dignos de criar seu próprio ministério e criar sua própria doutrina mesmo que para isso leve algumas pessoas a viver uma vida fora dos padrões bíblicos.



Convencidos de que quando se está prosperando Deus está abençoando a vida do homem e para isso é só preciso que o homem oferte e dizime da forma como lhes é pedido, mas a bíblia nos diz que as bênçãos e o poder de Deus nem se vende nem se compra (At 8.17-22). Quando não há uma diferença na adoração a Deus com a adoração aos ídolos há um casamento quando alguém diz não quer saber de onde vem as ofertas e doações está dizendo publicamente que seu ministério nada tem com o reino de Deus pois o que é de Deus é de Deus, e o que é de ídolos é de ídolos (Mt 22. 20,21).



Não devemos nos preocupar com a aparência de santidade da igreja é preciso que a doutrina esteja sendo cumprida e que os dons espirituais sejam evidenciados na igreja e que haja uma distinção entre a igreja e o mundo as trevas e a luz as coisas santas e as oferecidas aos ídolos quando conseguimos , somos honrados por Deus nos manter firmes (Dn 3.28). Este episódio foi muito marcante na vida daqueles três jovens mesmo quando cativo terem sido bem recebidos, cuidados com tudo que era servido de regalia da mesa do rei mesmo assim não se esqueceram de onde vieram e quem eram para Deus (Ap 2.5).



Não é pelo cargo que nos é dado numa empresa ou pelo diploma que galgamos ou pela condição de vida que nos elevamos que vamos nos esquecer de que tudo que alcançamos foi pela misericórdia de Deus e que devemos amar a Deus acima de tudo.


CONCLUSÃO



Vivemos no mundo sem não nos envolver com suas cobiças (Sl 1.) devemos sempre fazer a diferença (Sl 1.2) para que sejamos sempre a luz do mundo e sal da terra pois sabemos que não há comunhão entre luz e trevas nas condições de haver uma relação afetiva entre um e outro pois fomos chamados das trevas para luz (1 Pe 2.9) e se permanecermos com Ele na luz o seu sangue nos purificará de todo pecado (1 Jo 1.7) por isso permaneçamos na luz amém.





LIÇÃO 4ª- ESMIRNA, A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR


ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO IRMÃO CARLOS ANTONIO PROFESSOR DA CLASSE DAS SENHORAS




Esmirna, A igreja confessante e Mártir

Texto Áureo

" Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10)

Introdução: " E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu" ( Ap. 2.8 ). Segundo o Dr.Russel Norman Champrin, a etimologia do nome " Policarpo " significa "muito forte" ou " frutífero ". Policarpo foi discípulo pessoal do apóstolo João, homem muito consagrado, foi o principal pastor da igreja de Esmirna durante o exílio do apóstolo João em Patmos.


Portanto acredita-se ter sido Policarpo o anjo referido nesta carta, porém o que sabemos com certeza é que este dedicado servo do Senhor foi martirizado no ano (155 d.c.) da nossa era cristã, mas não negou a sua fé no seu Senhor. Nele cumpriram-se as palavras do próprio Jesus: " Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida" ( Ap 2.10 ).



Esmirna, significa " Mirra", uma substância amarga, porém, extremamente odorífera, usada como perfume e muitas vezes para unção de cadáveres para propósitos aromáticos. Esta palavra aparece em três dos evangelhos ( Mt 2.11; Mc 15.23; Jo 19.39). De acordo com H. lockyer, o nome descreve bem a igreja perseguida até a morte, embalsamada nos perfumes prévios de seu sofrimento, tal como foi a igreja de Esmirna.


Tempos difíceis foram aqueles, onde testemunhar e confessar a Cristo podia custar a própria vida!!. Muitas vezes já falei que nós aqui no Brasil somos bem-aventurados por não sofrermos perseguições como muitos irmãos nossos, que em pleno século XXI; continuam sofrendo por amor a cristo em muitos países do mundo. Porém como cristãos aqui no Brasil não estamos totalmente isentos de perseguições, recentemente assistir ao pastor Silas malafaia falando sobre a abertura de um processo que foi movido contra ele, e acatado por um procurador da república, e fiquei analisando e meditando sobre tal ação e percebir que tal acusação diz respeito não somente a ele, mas também a toda a igreja de Jesus no Brasil ( Jo.15.18,19 ).



Mas a exemplo de Esmirna que foi advertida sobre as tribulações e perseguições que sofreria, e mesmo assim permaneceu fiel ao Senhor ( Ap 2.10), nós também devemos procurar seguir o exemplo daquela igreja, mesmo sabendo que falta muita coisa para nós parecermos com aquela igreja, à propósito somente em Esmirna e filadélfia Deus nada reprovou!. Se em Éfeso o amor havia esfriado, em Esmirna o amor pelo Senhor era uma marca registrada daquela igreja. A igreja podia ser considerada pobre materialmente, enfrentar tribulações; e até mesmo a oposição daqueles que se diziam judeus e não eram, e como Jesus disse; eram na verdade da sinagoga de satanás, porém Jesus exaltou e louvou os fiéis daquela igreja dizendo, que eles poderiam até ser pobres materialmente, mas para com Deus eles eram ricos ( Ap 2.9 ).



E em contraste com laodicéia, cujo pastor ou anjo em sua soberba dizia " rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta, mas o Senhor disse: " não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu".Vemos que, o que verdadeiramente importa é o nosso testemunho e confissão diante de Deus, e como Policarpo disse quando levado diante do governador e instado a negar a sua fé e o nome de Jesus, ele respondeu: " Oitenta e seis anos o servir, e somente bens recebi durante todo tempo, como poderia agora negar o meu Senhor e Salvador? _ Policarpo foi queimado vivo, mas glorificou a Deus.



Conclusão: " Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte "( Ap.2.11 ). Jesus nunca abandonará a sua igreja,ele sempre a fortalecerá nos momentos mais difíceis; à Esmirna ele apareceu glorificado como aquele que havia experimentado a perseguição, até a morte e havia vencido( Ap.1.17,18 e 2.8 ). Para nós ele continua falando: " Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. ( Mt.5.11,12) Amém.





LIÇÃO 3ª - ÉFESIO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO

ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELA IRMÃ CHARLENE PROFESSORA DA CLASSE DOS JOVENS

Ap.2.1-7.

Conhecendo um pouco de Éfeso.

Na final da segunda viagem missionária de Paulo ( At. 15.36—18.22 ), ele passou alguns dias na cidade de Éfeso ( At. 18.19-21 ). Na terceira viagem ( At. 18.23—21.16 ), ele ficou morando lá quase três anos ( At. 19.1—20.1 ). Éfeso era a capital da província romana da Ásia, que ficava numa região que hoje faz parte da Turquia. Era uma bela cidade, a quarta maior do Império Romano. Ali estava o templo da deusa Diana (At. 19.23-27), na fig.1, uma das sete maravilhas do mundo antigo. O anfiteatro, onde eram apresentadas peças teatrais, comportava 20.000 pessoas na Fig.3.



Em pouco tempo, Éfeso se tornou um importante centro do trabalho cristão, e foi ali que Paulo escreveu a Primeira Carta aos Coríntios (1CO 15.32; 16.8). No ano de 64 d.C., o Imperador romano Nero começou a perseguir os cristãos que moravam na cidade de Roma, a capital do Império. Alguns acham o livro do apocalipse foi escrito durante esse tempo.



Mas a maioria dos estudiosos pensa que o livro surgiu durante a perseguição que o Imperador Domiciano (81 a 96 d.C.) moveu contra os cristãos. Ele foi o primeiro Imperador que se proclamou um ser divino e quis obrigar todas as pessoas a adorá-lo como um deus. Portanto, é provável que este livro tenha sido escrito lá pelo ano 95 d.C.

Paulo prega em Éfeso:. Fontes históricas primitivos afirmam que, ás vezes, não cristão usavam o nome de Jesus em exorcismo; naquela época, Éfeso era um centro de magia. Essa imagem usa a arquitetura clássica e o motivo do fogo para intensificar o senso de paganismo.


At.19.v.2


As ruínas de um grande teatro com lugar para 20.000 espectadores, ficam no centro de Éfeso, na Turquia. Paulo passou muito tempo trabalhando pela igreja de Éfeso. Na terceira viagem missionária de Paulo, seus companheiros foram levados até este teatro pelos moradores da cidade, que gritavam “grande é a Diana dos efésios” (At.19.28-41). Paulo foi incentivado por seus companheiros a não comparecer ao teatro, pois temiam por sua morte iminente.

Sua Localização

·

Locais chave do livro do apocalipse. O livro é endereçado às sete igrejas da Ásia Menor, onde João ministrava antes de ser exilado. As igrejas são: Éfeso, Esmirna, Pergamo, Tiatira, Sardes Filadélfia e Laodiceia.

Esta área do mercado é conhecida como “Praça de Agora” por causas das dimensões de 36 metros quadrados. Ela surgiu durante o período Helênico e era rodeada por lojas com cerca de 12 metros de profundidade. Esta localizada perto do porto e era o centro comercial mais importante da cidade. É bem possível que Paulo tenha trabalhado aqui com Áquila e Priscila como fazedores de tenda.

A igreja

Bons acabaram de ver um breve resumo da cidade de Éfeso, mas, veremos agora a igreja em Éfeso onde tudo começou, quando Paulo, chegando achou uns discípulos que nem sabia na existência do Espírito Santo, mas creram, e todos foram batizados ao todo uns doze homens (At.19.1-6). Eles presenciaram os milagres que pelas mãos de Paulo Deus fazia maravilhas extraordinárias até os lenços e aventais que levavam de Paulo os enfermos eram curados (At.19.11,12).



Começa ali uma igreja cheia do Espírito Santo e o amor em Cristo, É bem provável que a carta aos efésios tenha sido escrita não somente para os cristãos de Éfeso.

Cf. (Ef. 1.3,15-17)

3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,

15 Pelo que, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus e o vosso amor para com todos os santos,

16 não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações,

17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação.

· Ele suplica (Ef.4.1-3,30,32)

1 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

3 procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz:

30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.

32 Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

· Convida-nos a serem imitadores do nosso Pai. (Ef. 5.1-2)

1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

2 e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

· E ele finaliza a carta dizendo:

23 Paz seja com os irmãos e amor com fé, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo.

24 A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém!(Ef. 6.23-24)

Percebemos pelos versículos que estão acima Paulo enfatiza no amor e na fé que eles tinham no senhor, pedindo ele para que permaneçam. “E andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”.


Já no livro de apocalipse…


Mas no ano de 64 d.C., o Imperador romano Nero começou a perseguir os cristãos que moravam na cidade de Roma, Foi escrito durante um tempo em que as autoridades romanas estavam perseguindo os cristãos porque estes se recusavam a prestar culto ao Imperador romano, que chamava a si mesmo de “Senhor” e “Deus”. O livro foi escrito para ser mandado a sete igrejas da província romana da Ásia ( 1.4,11 ), que ficava numa região que, hoje, faz parte da Turquia. O autor, João, anima os seus leitores a continuarem fiéis a Jesus Cristo em tempos de perseguição e sofrimento.


(Ap.2.4-8) Cartas às sete igrejas da Ásia. Primeira carta, à igreja de Éfeso.

1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:


§ 2.1-7 Cada uma das sete mensagens contém: (1) uma breve caracterização de Cristo, em geral tirada da visão do cap. 1 ; (2) um louvor às boas qualidades da igreja a que se dirige (exceto Laodiceia); (3) uma censura pelas suas faltas (exceto Esmirna e Filadélfia); (4) uma promessa dirigida especialmente ao vencedor (ver 2.7 , nota e ); e (5) a fórmula: quem tem ouvido, ouça o que o Espírito diz às igrejas.


§ 2.1 “Esta é a mensagem…” Cada uma dessas mensagens às sete igrejas traz o seguinte: 1) quem manda a mensagem, a saber, Jesus Cristo; 2) a condição espiritual da igreja, com palavras de louvor e de repreensão; 3) aviso a respeito de elementos maus dentro ou fora da igreja; 4) promessa para as pessoas que continuarem fiéis; 5) a conclusão: “se vocês têm ouvidos…” segurando as sete estrelas Ap 1.16,20 . Anda no meio dos sete candelabros Ap 1.12-13,20 .

2 Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste.

§ 2


:2 QUE DIZEM SER APÓSTOLOS. Um dos principais cuidados de Jesus, ao dirigir sua mensagem final às sete igrejas, foi preveni-las da apostasia por tolerar falsos mestres, profetas ou apóstolos, que distorciam a Palavra de Deus ou enfraqueciam seu poder e autoridade nas igrejas. (1) Cristo ordena que as igrejas testem todos os que alegam autoridade espiritual. (2) Note que Cristo censurou as igrejas de Pérgamo (vv. 14-16) e Tiatira (v. 20) por acolherem, ao invés de resistirem, os que eram desleais à verdade e padrões da Palavra de Deus.


3 e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste.

4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

§ 2:

4 DEIXASTE A TUA PRIMEIRA CARIDADE. Isto se refere ao primeiro e profundo amor e dedicação que os efésios tinham por Cristo e sua Palavra (Jo 14.15,21; 21; 15.10). (1) Esta advertência nos ensina que conhecer a doutrina correta, obedecer a alguns dos mandamentos e ir aos cultos na igreja não bastam (Mt 5.17). A igreja deve ter, acima de tudo, amor sincero a Jesus Cristo e sua Palavra como um todo (2 Co 11.3; cf. Dt 10.12). (2) O amor sincero a Cristo resulta em devoção sincera a Ele, em pureza de vida e em amor à verdade (2 Co 11.3; ver Mt 22.37,39 notas; Jo 21.15 nota).



5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

§ 2

:5 TIRAREI... O TEU CASTIÇAL. Cristo rejeitará toda congregação ou igreja que não se arrepender de sua falta de amor e obediência ao Senhor Jesus Cristo, e a removerá do seu reino.

6 Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.

§ 2.

6 nicolaítas Um grupo de pessoas que, provavelmente, se dedicava à idolatria e à imoralidade (v. 15 ; ver também vs. 14,20 ).

§ A

BORRECES AS OBRAS DOS NICOLAÍTAS, AS QUAIS EU TAMBÉM ABORREÇO. Os nicolaítas (cf. v. 15) eram certamente adeptos do ensino de Balaão (cf. v.15), i.e., que a imoralidade sexual não afeta nossa salvação em Cristo. O NT declara o contrário; tais pessoas não herdarão o reino de Deus (1 Co 6.9,10). Deus abomina o ensino herético que diz podermos ser salvos e, ao mesmo tempo, viver na devassidão. Repelir aquilo que Deus abomina é característica principal de quem é leal a Cristo (Sl 139.21; Pv 8.13; ver Jo 3.19).


7 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.


§ e Ao vencedor: Trata-se daquele que permanece fiel em meio à perseguição e que, inclusive, chega até à morte por causa da sua fé; é vencedor porque Cristo o fez participante da sua vitória ( Ap 3.21 ). f 2.7 Gn 2.9 ; 3.22-24 ; Ap 22.2,14 .

§ g 2.7 Paraíso: Referência à nova Jerusalém de Ap 21.9—22.5 .

§ Se vocês têm ouvidos para ouvir Os seguidores de Cristo precisam estar sempre atentos, prontos para escutar o que o Espírito Santo lhes está dizendo (vs. 11,17,29 ; 3.6,13,22 ; 13.9 ; ver também Mc 4.9,23 ; 8.18 ). Conseguirem a vitória Ver Ap 2.17 , n. árvore da vida Gn 2.9 ; 3.22 ; Ez 47.12 ; Ap 22.2,14,19 . Jardim de Deus Ez 28.13 ; 31.8-9 .


§ AO QUE VENCER. O vencedor (gr. Nikon) é aquele que, mediante a graça de Deus recebida através da fé em Cristo, experimentou o novo nascimento e permanece constante na vitória sobre o pecado, o mundo e Satanás.


§ Cercado de muita oposição e apostasia, o vencedor se recusa a conformar-se com o mundo e a impiedade dentro da igreja (v. 24). Ele ouve e atende aquilo que o Espírito diz às igrejas (v. 7), permanece fiel a Cristo até ao fim (v. 26) e aceita somente o padrão de Deus para a vida cristã, revelado na sua santa Palavra (3.8).


§ Nas igrejas de Deus, o vencedor, e somente o vencedor, comerá da árvore da vida (v. 7), não sofrerá o dano da segunda morte (v. 11), receberá o maná escondido e um novo nome no céu (v. 17), terá autoridade sobre as nações (v. 26), seu nome não será removido do livro da vida, será honrado por Cristo diante do Pai e dos anjos (3.5), permanecerá com Deus no seu templo, terá sobre si o nome de Deus, de Cristo e da Nova Jerusalém (3.12) e será para sempre filho de Deus (21.7).


§ O segredo da sua vitória é a morte expiadora de Cristo, seu próprio testemunho fiel acerca de Jesus e a perseverança no amor a Cristo até à morte (12.11; cf. 1 Jo 5.4). Note que, ou vencemos o pecado, o mundo, e Satanás, ou somos por eles vencidos, acabando por sermos lançados no lago de fogo (v. 11; 3.5; 20.15; 21.8). Não há grupo neutro.



Pedro um encontro particular com o Mestre.

Tomando um dois apóstolos que experimentou as maravilhas dos milagres de Cristo Pedro homem ousado que na seu primeiro encontro com cristo foi quando voltava da pesca quando já estavam lavando as redes em junto ao lago de Genesaré.e Cristo o diz para voltar para o mar alto e lançar novamente a rede,e,respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar.


E foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador. (Lc.5.5-8).ele experimentou o milagre,e muitas outras , no monte da transfiguração ele viu a glória do unigênito ao ponto de dizer ao Senhor­­­ - bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés e um para Elias. E ele quando ouviu a voz de Deus que estava na nuvem e que dizia : Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o. Eles se ajoelharam e encostaram o rosto no chão. Ele que viu todos os milagres de Cristo e disse que nunca abandonaria o senhor, mesmo que todos o abandonem, o negou por três vezes como o Senhor o havia já dito.



Foi quando que pela terceira vez que ele o nega, e Cristo o olha, e o galo canta o olhar do Mestre fixa no olho de Pedro e chegar ao coração, e ele cai em uma grande amargura por ter o negado o próprio Mestre, o mesmo que por sua vez estava se entregando por toda humanidade e Pedro sabia sobre plano da salvação.



Mas Pedro se arrepende e Cristo por sua infinita misericórdia, e tão grande amor que o próprio João não consegue medir o amor de Deus, Cristo se revela novamente aos discípulos ao mar já ressuscitado o interessante que foi da mesma maneira do primeiro encontro só dessa vez foi na beira do lago da Galileia. Veja (Jo. 21.3-7), e seu primeiro chamado (Lc. 5.1-8).

(Jo. 21.3-7)

3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.

4 E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.

5 Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.

6 E ele lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.

7 Então, aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.

Ele teve um novo encontro com Cristo e mais um milagre para reconhecer o Mestre, mas, agora marca toca sua vida.

Bom é ter algo particular com cristo, Pedro experimentou, e que iria levar a uma vida de comunhão com Deus, Foi quando o Mestre o chama em particular.(Jo21.15-19)

15 E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.

16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

18 Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias: mas, quando já fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras.

19 E disse isso significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isso, disse-lhe: Segue-me.


AMAS-ME? A pergunta mais importante que Pedro já teve de responder foi se ele tinha amor devotado ao seu Senhor.

Na minha concepção Pedro fez uma retrospectiva da sua vida a partir do seu primeiro encontro com Cristo semelhante a este, das maravilhas que já presenciou com o Mestre e principalmente quando no momento em Cristo mais precisava da sua companhia ele o negou havendo dito ele que jamais o deixaria. Naquela hora não ouve mentira, naquele momento Pedro rasgou seu coração diante daquele que tudo sonda nessa terceira pergunta de Jesus, é como se Pedro tivesse dito, que mesmo com todas as coisas que ele havia feito, Pedro o amava, e Jesus confirma.



Imagine se neste momento o senhor te fizesse esta mesma pergunta o que você o responderia. Certa vez conversando com um amigo de faculdade ele mim mostrou uma mensagem que me comoveu muito que dizia assim:



Ofereço a Jesus cada batida do meu coração porque por 3 dias o dele parou de bater por mim.


Nossa aquilo me comoveu tanto que ao mesmo tempo me entristeceu, só pelo fato de eu mesmo não ter dito isso a Deus,que era para Ele as batidas do meu coração, quantas vezes Cristo nos espera que nós o entreguemos a ele por completo, por que ele um dia já fez isso por nós se dou ou por amor.



E em quantas numeras vezes nos sentimos tão vazios, como se nosso ser tivesse um imenso buraco no mesmo tempo uma amargura nos invade e toma conta de todo nosso ser, e na sua maioria não tem explicações o porquê dessa situação, só consegue perdi socorro, ou quando se quer falar, nada sai por que não á mais palavras e nos trancamos por dentro e lutamos com o nosso próprio eu e nos vermos como vencidos e nos esquecemos daquele que um dia disse: E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.



E ele já no Getsêmani com seus discípulos disse: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui e vigia. Ele que por nosso pecado se entregou por sacrifício para nós remir de toda culpa e nos reconciliar para com o Pai, Sendo ele Deus a si mesmo se esvaziou assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.(Fp.2.5-8)


E disse aos seus discípulos em João 15 v. 13 “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”. Ele se entregou por amor.

Cristo teve que perguntar por três vezes a Pedro, e quantas vezes Cristo ti perguntará?

v.4Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

v.5Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras…

Jesus continua te amando da mesma maneira e você?

Há um hino que sua letra é linda….


Quero voltar ao início de tudo
Encontrar-me contigo Senhor
Quero rever meus conceitos
Valores eu quero reconstruir


Vou regressar ao caminho
Vou ver as primeiras obras, Senhor
Eu me arrependo Senhor,
Me arrependo Senhor, me arrependo Senhor


Eu quero voltar ao primeiro amor,
Ao primeiro amor, eu quero voltar a Deus
Eu quero voltar ao primeiro amor,
Ao primeiro amor, eu quero voltar a Deus.

Seu titulo Primeiro Amor

Quanto vale seu amor para com Jesus, o Dele foi sua própria vida.

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”.(Jo.15.13).


LIÇÃO 2ª- A VISÃO DE CRISTO GLORIFICADO


ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELA NOSSA IRMÃ JOSEFA PROFESSORA DA CLASSE DAS SENHORAS




Isaias 7.14 “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.” ”Virgem” (hb almah) na língua original o termo pode significar virgem ou mulher jovem em idade de casar. A aplicação desse sinal seria uma nubente (pessoa que esta para se casar) que fora virgem. Até a ocasião do seu casamento. Antes de o seu filho nascer ter idade suficiente para distinguir entre o certo e o errado. Os reis da Síria e de Israel seriam destruídos.



O filho da virgem devia se chamar “Emanuel” que dizer (Deus conosco) este nome revestiu-se de novo profundo significado, com a vida pessoal ao mundo o filho unigênito de Deus. Jesus nasceu por obra e graça do Espírito Santo o filho de Deus Ele veio habitar entre nós Cristo o Deus eterno tornou-se humano nele se uniram a humanidade e a Divindade de modo humilde e entrou na vida e no meio ambiente, humanos com todas as limitações das experiências humanas por que afirmamos ser (Jesus Cristo).



Verdadeiro Homem e Verdadeiro “Deus”(Fl 2.5)”De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”Jesus deixou a glória incomparável e humilhou-se como servo sendo obediente até a morte para benefício dos homens, humildade integral de Cristo deve existir nos seus seguidores os quais foram chamados para viver com sacrifício e renúncia. Cuidando dos outros e fazendo o bem.



Jesus sempre foi Deus pela sua própria natureza igual ao pai antes durante e depois de sua permanência na terra. Cristo não se apegou aos seus direitos divinos mas abriu mão dos seus privilégios e glória a fim de que nós na terra fôssemos salvos. (1Co 1.20)”Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?”



A sabedoria deste mundo é uma sabedoria que exclui a Deus que glorifica a auto-suficiência humana e faz do homem a autoridade suprema que se recusa reconhecer a revelação de (Deus em Cristo Jesus) O Cristo glorificado vem com poder e glória, a glorificação de Cristo será a sensação. A segunda vinda e triunfo sobre as forças do mal.



Quando Ele apresentou-se a João na Ilha de Patmos com seu poder glorioso e disse, não temas eu sou o último e o que vive fui morto, mas estou vivo para todo sempre. (Mt 28.8,9) “E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos. E, indo elas, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés e o adoraram.”



A ressurreição está bem comprovada historicamente Ele passou quarenta dias com os apóstolos e todos os seus seguidores. A ascensão foi gloriosa para está a destra do Pai nós que somos a igreja do Senhor esperamos a volta de Cristo com toda glória e poder para arrebatar sua igreja. Essa é a nossa esperança que vivemos nos esforçando para um dia nos encontra com Ele naquele dia.



A glória a honra e o poder e majestade nosso Senhor Jesus é tudo que temos para nossa salvação é só obedecer aquele que É e será para sempre. Que a graça do Senhor seja com todos nós. Que Deus continue nos abençoando.