Pesquisa

LIÇÃO 11 – O COMPROMISSO DO POVO DA ALIANÇA



Este comentário foi escrito pela jovem Sara, professora da sala dos adolescentes.



Em 539 a.C, Ciro, rei da Pérsia, autorizou os judeus exilados a volta da Babilônia para Jerusalém, para que pudessem reconstruir o templo de Salomão. Esta autorização de Ciro pode ser confirmada até por fontes extrabiblicas, como por exemplo, o cilindro de Ciro que atualmente se encontra no Museu Britânico.

Muitos judeus voltaram para Jerusalém com o intuito de reconstruir o templo. Contudo, por causa da oposição dos samaritanos o trabalho foi parado (536 a.C) Passado um tempo, em 520 a.C, um novo rei, Dario I, permitiu que fosse retomada a reconstrução de Jerusalém. E é aí que o profeta Ageu entra em cena, encorajando o povo.

O povo parecia ter se acomodado com sua situação e não se preocupavam muito com as obras para o templo e sua ornamentação, preferiam decorar suas casas enquanto a do Senhor estava destruída. Quanto a isso o profeta adverte:


Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?” 
Ageu 1:4”

Podemos perceber também que como castigo pela ingratidão daquele povo houve uma crise econômica, apesar de a semeadura ser abundante produzia muito pouco:


Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.
Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.
Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR.
Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa”. 

Ageu 1:6-9.
Porém sabemos que o Senhor não permite que o seu povo permaneça no erro. Por isso, Deus enviou o profeta Ageu que fez com que os judeus refletissem. Eles precisavam da segurança de que ainda eram do Senhor e de que sua aliança com Ele continuava firme. Ageu ofereceu, nas suas profecias, esperança para o futuro confirmando a aliança e a escolha de Deus de Jerusalém como o lugar onde o seu nome permaneceria para sempre e onde o trono de Davi seria eterno.

Então, houve um desejo em Zorobabel, governador de Judá, e de Josué, sumo sacerdote, em construir um novo templo. O povo mudou de atitude, reconheceu que havia uma responsabilidade em suas mãos e que a obra de Deus deve estar sempre em primeiro plano.  Ocorreu um verdadeiro avivamento entre eles e isto acontece toda vez que escolhemos fazer a vontade de Deus.

Até o rei, Dario Histaspes, ajudou com contribuições para não faltar nada na obra e ainda pediu orações, reconhecendo que o Deus de Israel é poderoso e se importa com o seu povo.

Embora o livro de Ageu seja pequeno, está repleto de lições e promessas. Devemos aprender  a administrar o nosso tempo e dá valor ao que realmente importa. Somos o povo de Deus e temos uma aliança com Ele, portanto, precisamos sempre estar dispostos a ouví-lo e obedecê-lo.

É necessário disposição e coragem para fazer a obra de Deus. Não se acomodar com a situação em que nos encontramos para que assim o nome do Senhor seja glorificado e que todos possam ver em nossas vidas suas promessas se cumprindo.

Comentários