Pesquisa

Lição 8ª - Quando a Igreja de Cristo é Perseguida


O comentarista dessa oitava lição é um expert no assunto "perseguição à Igreja de Cristo". O nosso irmão Flávio. Espero que todos os leitores desse blog sejam abençoados e impactados com tão poderoso assunto.

Escrito por Flávio José Pereira, professor da classe dos senhores


INTRODUÇÃO
         
        Este período da Igreja, nos [seus] primeiros anos de vida, teve momentos muito difíceis. Embora não tenha sido o momento de intensa perseguição, pois o período da igreja apostólica não fora reconhecido como um período de perseguição, mas vemos sinais de muita violência, e nosso irmão Estêvão fora o primeiro a sofrer com está violência, e daí em diante muitos sofreram com esta violência, e até o período  da Reforma vemos um número de martirizados que não consigo numerar. Falar deste assunto é triste e ao mesmo tempo vemos exemplo de muita fé, vamos comentar sobre estes homens de Deus que fizeram parte desta historia.


OS PERSEGUIDOS

       Em destaque por ser o primeiro mártir, Estêvão não somente era um homem prático, hábil em lidar com a administração da igreja e a obra social, mas também interessado na pregação do Evangelho aos outros. Sua mensagem era acompanhada de maravilhosas demonstrações do poder de Deus que lhe davam condições de operar “prodígios e grande sinais entre o povo” (Atos 6.8).

Isso dava a sua palavra uma notável credibilidade, mas também suscitava a oposição dos Judeus conservadores, preocupados com o novo movimento cristão, e invejosos por causa da evidente de Estevão e de seu carisma. A despeito da oposição, seus inimigos não “podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava” (Atos 6.10). Determinados a atacar e enfraquecer seu trabalho instigaram uma campanha sub-reptícia, ao fazer graves acusações contra Estevão e alegar que blasfemava “contra Moisés e contra Deus” (Atos 6.11).

Ao mobilizar as multidões contra ele e usar as alegações de falsas testemunhas, asseguraram que fosse preso, a fim de anular seu radiante testemunho de Cristo e transformá-lo em algo sinistro e hostil à Lei mosaica (Atos 6.14). O fato inegável, entretanto, é que Estevão manteve sua compostura diante do Sinédrio, e seus inimigos reconheceram sua santidade.

Entre aqueles que ouviam a defesa de Estêvão e que se encolerizaram com suas palavras sinceras, mas incompatíveis com a mentalidade Judaica daqueles dias, estava um jovem de Tarso, cidade da costa da Ásia Menor, chamado Saulo. Esse jovem havia sido educado sob a orientação do famoso mestre Gamaliel, sendo, além disso, conhecido e respeitado intérprete da lei judaica. Saulo participou do apedrejamento de Estêvão e, logo a seguir, fez-se chefe de terrível e obstinada perseguição contra os discípulos de Cristo, prendendo e açoitando homens e mulheres.

A igreja em Jerusalém dissolveu-se nessa ocasião, e seus membros dispersaram-se por vários lugares. Entretanto, onde quer que [eles] chegassem, à Samaria ou a Damasco, ou mesmo à longínqua Antioquia da Síria, eles se constituíam em pregadores do evangelho e organizavam igrejas, essa fora a consequência da morte do homem de Deus.

Dessa forma, o ódio feroz de Saulo era um fator favorável à propagação do evangelho e da igreja. Os outros foram mortos da seguinte maneira: Paulo foi decapitado em Roma por ordem de Nero, Matias, [que] ficou no lugar de Judas, foi martirizado na Etiópia, Simão, o Zelote, foi crucificado, Judas Tadeu morreu como mártir pregando o evangelho na Síria e Pérsia, Tiago o mais jovem pregou [na] Palestina e no Egito, sendo ali crucificado, Tiago o mais velho pregou em Jerusalém e Judéia, foi decapitado por Herodes, Mateus morreu como mártir na Etiópia.

 Tomé pregou na Pérsia e Índia, sendo morto perto de Madras no monte São Tomé, Bartolomeu serviu como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte, Felipe pregou na Frígia e morreu como mártir em Hierápolis, André pregou na Grécia e  Ásia menor, foi crucificado, Simão Pedro pregou entre os Judeus chegando até a Babilônia, esteve em Roma onde foi crucificado de cabeça para baixo e Paulo não poderia ficar de fora o perseguidor agora perseguido e morto decapitado. Muitos anônimos que morreram pela mão dos judeus e da igreja e se formaram outros discípulos em todas as regiões que passaram estes homens de Deus.


A PERSEGUIÇÃO
         
       A  primeira perseguição começou pelos sacerdotes e escribas depois pelos imperadores. A última geração do século I, a que vai do ano 68 a100, chamamos de “Era Sombria”, em razão de as trevas da perseguição estar sobre a Igreja e também porque, de todos os períodos da historia, é o que menos conhecemos. Para iluminar os acontecimentos desse período, já não temos a luz do livro de Atos.

Por volta do ano 90, o cruel imperador Domiciano iniciou a segunda perseguição imperial aos cristãos. Nessa época, milhares de cristãos foram mortos, especialmente em Roma e em toda a Itália. Entretanto, essa perseguição, como a de Nero, foi esporádica, local e não se estendeu a todo o império. Neste período foram escritos os as epistolas de Hebreus, segunda epistola de Pedro, Judas, o evangelho de João  e o Apocalipse.

Durante os séculos II e III, e muito especialmente nos primeiros anos do século IV, até o ano 313, a religião cristã era proibida. Houve, contudo, alguns períodos de cura ou de longa duração quando a Igreja foi alvo de feroz perseguição. As perseguições do século I efetuadas por Nero e por Domiciano foram, não há dúvida, explosões de delírios e ódio, sem outro motivo a não ser a ira de tiranos a fim de esmagar a fé “SEMPRE CRESCENTE”.

Glória a Deus nas alturas, [isto] acende a minha fé no Deus grande e poderoso que Ele É, fico emocionado com a atitude dos crentes que cometeram atos de muita fé poderia falar de muitos outros imperadores mais vamos falar de um homem que também fez historia , que está citado na nossa lição o irmão e pastor Richard Wurmbrand.

Eu li o seu livro “Torturados por amor a Cristo” e não tem como não se emocionar com as historias passadas pelos seus personagens, ele foi o fundador da instituição “a Voz dos Mártires”, que passou a ajudar os irmãos nos países onde a igreja é perseguida e criou o site: www.vozdosmarteres.com.br

Depois que a Igreja foi “fundada” pelo imperador Constantino a perseguição passou a ser da própria igreja, igreja que perseguiu a igreja. É a historia da inquisição onde muitos morreram como hereges. Livros como “As Catacumbas de Roma” e a “Historia da Inquisição”, são livros que retratam a historia deste período.

A inquisição da igreja Católica Romana foi a maior desgraça que ocorreu na historia da humanidade. Em nome de Jesus Cristo, sacerdotes católicos montaram uns esquemas gigantescos para matar todos os hereges na Europa. A heresia era definida da forma como Roma quisesse definir, isso abrangia desde pessoas que discordavam da política oficial, aos filósofos herméticos, judeus, bruxas, e os reformadores protestantes, e isto foram durante 1200 anos.

Muitas historias como de um português chamado “João Henrique”, [que] foi um homem muito influente na sociedade portuguesa que se converteu ao cristianismo e passou a defender a causa da igreja, foi preso e torturado, cedeu a tortura e assinou a carta inquisitória, se arrependeu e novamente voltou a defender a causa cristã e novamente preso foi condenado a fogueira, no momento da execução com sua mão em chamas, ele exclamou “maldita a minha mão direita que assinou tal documento”,  com tanta perseguição se podia ver o poder de Deus se manifestar nos crentes.

Hoje a perseguição continua no mundo árabe, chamada janela dez [por] quarenta, e nos países comunistas, mas os crentes destes países exclamam: “aqui o Senhor esta curando os enfermos, libertando os cativos de Satanás e ressuscitando os mortos!” O poder de Deus é derramado sobre os crentes e muitos crêem no evangelho de Jesus Cristo, só na China há 3.000.000 [de] crentes fiéis.


CONCLUSÃO

       Meus irmãos decidir parar de escrever este comentário. Se continuar vou escrever um livro com este assunto. Precisamos aprender com o sofrimento para abrimos os olhos da evangelização. Será que temos de esperar uma perseguição para despertamos com o ide de Jesus? Creio eu que como esta igreja começou irá terminar: com uma grande perseguição.
A Classificação de países por perseguição é uma lista na qual os países são classificados segundo o grau de intolerância para com o cristianismo. Seu objetivo é informar a reação dos países ao evangelho e acompanhar aqueles em que a perseguição está se tornando mais intensa.
Oremos pelos nossos irmãos nesses países: Coréia do Norte, Irã, Arábia Saudita, Somália, Maldívia, Afeganistão, Iêmen, Mauritânia, Laos e Uzbequistão. São [estes] os países que estão no topo da lista de perseguição aos crentes. Bem, está escrito nas escrituras: Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos (II Coríntios 4.8,9).
Palavras de quem sabe muito bem o que é ser perseguido. Mais o nosso Mestre nos alertou: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16.33). Certamente venceremos em Cristo também.
Enfrentemos a perseguição com muita fé e oração. E disse Jesus: Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mateus 16.18). 
Vamos orar por nos e pelos irmãos que estão sofrendo a perseguição neste momento, estamos sendo assombrados por ela. Que Deus continue a nos ajudar com sua obra na terra, amém!


Quer ver outros comentários do nossoirmão Flávio? Acesse: 


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/12/licao-1-atos-acao-do-espirito-santo.html [
Atos - A Ação do Espírito Santo Através da Igreja]

Comentários