Pesquisa

Lição 13 - Solenes advertências pastorais

Chegamos à última lição desse trimestre e a conclusão de uma revista que foi comentada praticamente em sua totalidade pelos irmãos que fazem parte desse blog e conseqüentemente da Escola Dominical da congregação de Pereira 1.

Acredito que esse blog cumpriu a sua missão de possibilitar um espaço mais amplo, se podemos usar esse termo, para o comentário da revista, mas acima de tudo, do estudo da Palavra do Senhor.

Tenho para mim que a Escola Dominical do futuro passa pela utilização cada vez maior da tecnologia que possibilitará a desconstrução dos limites da Igreja como que vinculada as quatro paredes de um templo. A Igreja com certeza não é apenas um templo em que haja uma liturgia, é mais do isso, envolve dedicação total em toda obra no Senhor.

Esse blog, portanto tem a finalidade de produzir uma Escola Dominical forte que não teme a tecnologia nem o debate franco e respeitoso que possa produzir frutos pacíficos e de edificação.

Mas para isso necessitamos de uma direção cada vez mais voltada para uma administração competente e visionária em Deus. Graças ao Senhor que no nosso dirigente, dentre outras qualidades, enxergo aquelas. Não desejo aqui comparar o nosso dirigente com os seus antecessores nem com seus outros colegas, mas quero parabenizar-lo por sempre ter dado oportunidade da Escola Dominical em Pereira 1 crescer. De certa forma a idéia da criação desse blog começou por ele, que sempre me estimulou nessa idéia que verdadeiramente não era nova, mas que criou corpo em sua gestão.

Nesse caso eu convidei o nosso dirigente a fazer também comentário para esse blog para essa lição e eis o comentário aí:

P.S.: O irmão Gilvan me mandou o seu comentário por e-mail sem a sua foto. Porém assim que a tiver colocarei no blog.



Escrito por Gilvan Gomes, dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1 


É com muito prazer e alegria que me coloco na dependência do Espírito Santo de Deus, pois é ele que penetra todas as coisas e quem tudo revela.

Conforme pedido do nosso nobre jovem irmão Ezequiel Carvalho venho trazer um breve resumo deste I trimestre de dois mil e dez que teve como tema a II carta do apóstolo Paulo aos coríntios,lição esta que teve como comentarista o renomado pastor Elionai Cabral que tem contribuído muito para que a igreja cresça não só na graça, mas também no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo (II Pedro 3.18).

Ao observamos num olhar mais apurado as trezes lições deste abençoado trimestre chegamos à seguinte conclusão: embora não tivesse que provar nada - pra ninguém em relação à sua chamada ministerial (Atos 9,15-16), devido à presença de alguns falsos cristãos, Paulo se viu forçado a apresentar sua autobiografia, não para exaltar-se, mas para que todos vissem que Deus era com ele, assim, encontramos Paulo apresentando a defesa do seu apostolado para aqueles que o acusaram de abandonar ou de negligenciar o cuidado da igreja, a acusação está infundada (II Coríntios 12.15).

Enfim, embora não sendo necessário recapitulamos todas as lições estudadas neste trimestre, queremos destacar o seguinte: o apóstolo Paulo era um homem de vasta comunhão de Deus e de elevada maturidade, que, aliás, por mais maduros que sejamos, as operações que sofremos na obra de Deus, ainda que vindas de alguns falsos irmãos , de eternos insatisfeitos, de murmuradores, sempre promovem um certo desconforto, podendo inclusive nos deixar contristados tocando em nossas emoções e sentimentos, não foi diferente com Paulo(II Coríntios 1.1-7), ele investiu tempo, dedicação, amor, energia e cuidados em uma igreja por ele fundada, para depois ser acusado injustamente de um falso obreiro e de não ter boas intenções nas ações (II Coríntios 10.2-3) muito pelo contrário, ele era bastante zeloso (II Coríntios 11.2,3). Em algumas ocasiões encontramos diversas vezes as seguintes palavras:

TRIBULAÇÃO: ( II Coríntios 1. 4,6) do grego thilioris, que segundo Vine quer dizer primariamente, aperto, pressão qualquer coisa que sobrecarrega o espírito. (II Coríntios 8.13)

AFLIÇÃO; ( II Coríntios 1.5-7) Gr. Pothema derivado de Pathos, sofrimento, significa aflição, a palavra é freqüente nas epístolas de Paulo e é encontrada três vezes em Hebreus, quatro em I Pedro. É usada para descrever:

A) AFLIÇÃO ( Rm 8.18)

B) SOFRIMENTOS DE CRISTO (I Pe. 1.11,5.1)

C) OS QUE SÃO COMPARTILHADO COM OS CRENTES (II Cor. 1.5, Fl. 3-10, I Pe 4.13)

CONSOLAÇÃO: (II Coríntios 1.3-7) do Gr. Paraklesis que significa encorajamento, conforto denota ficar ao lado de uma pessoa para encorajá-la enquanto estiver suportando pesados testes (At. 8:31,27:22-23)

Conforme Taylor: exortação, consolação, discurso persuasivo e animado, instrutivo, admoestador, consolador, poderosamente exortativo.

Mas o consolo de Deus também é:

Ativo – Que nos conforta;

Extensivo – Em toda a nossa tribulação;

Objetivo – Para podermos consolar;

Específico – Em qualquer angustia;

Reflexivo – Com a consolação com que somos contemplados.

Paulo demonstra na epístola, atitudes de um verdadeiro líder e pai quando fala em diversos assuntos; objetivando ver uma igreja forte e sólida (II Coríntios 13.9), e finalmente ele conclui sua carta, utiliza uma calorosa expressão que ficou como uma marca em todas as suas epistolas; A benção apostólica:

A graça do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. (II Coríntios 13.13).

Lição 12 - Visões e Revelações do Senhor

Para essa décima segunda lição tive a honra de contar com o comentário do nosso irmão Manásseis Almeida. Aproveito para agradecê-lo pela maneira solícita com que atendeu esse blog. Desde já confesso também que foi uma grande alegria para mim quando Manásseis aceitou o convite de vir trabalhar conosco na Escola Dominical. Manásseis tem um grau de profundidade bíblica que poucas vezes vir na Assembléia de Deus em Jaboatão, além dele se expressar muitíssimo bem. Mas para que continuar o elogiando, se vocês mesmo podem testemunhar o que eu falei, lendo o comentário abaixo:





Escrito por Manásseis Almeida, professor da classe dos senhores



INTRODUÇÃO


VISÃO – Este termo é empregado tanto no A.T como no N.T no sentido duma manifestação, ou por um sonho, ou doutra maneira, pela qual vem ao homem uma mensagem divina, como aconteceu com Abraão (Gênesis 15.1) Jacó (Gênesis 28.12) Moisés (Êxodo 3.2) Balaão (Números 24.4 a 16) etc.

Aos profetas Deus falou de vários modos, revelando o maior número de vezes a sua verdade, pela realização daquele estado sobrenatural das faculdades sensitivas, intelectuais e morais, a que as escrituras chamam de visão.


1- A GLÓRIA PASSAGEIRA DE SUA BIOGRAFIA

Paulo tinha todas as armas necessárias para gloriar-se, pois a sua primeira revelação foi a caminho de Damasco quando ia prender alguns cristãos (Atos 9.1-30), o próprio Jesus apareceu numa visão: uma luz mais forte que o sol do meio dia! E Paulo caiu por terra, daí pra frente visões sempre foi uma constante na vida deste apóstolo.

Depois já em seu ministério, Paulo teve outra revelação: um homem da Macedônia o chamou para ajudar (Atos 16. 9-10) o evangelho pregado por ele que foi revelado por Jesus (Gálatas 1. 12) e outras tantas que o apóstolo teve, nesta portanto a que ele se refere na carta aos corintos é a mais forte para confrontar aqueles que se opunham ao seu ministério. Paulo é modesto, diz conhecer um homem que a quatorze anos teve uma visão, se no corpo ou não ele não sabia dizer de tão real que era! Foi arrebatado aos céus (terceiro céu) e ouviu coisas inefáveis (doces, amáveis) que não tem nem palavras para descrevê-las. Com isso, Paulo não pretende vangloriar-se, pois se considera um tesouro em vaso de barro (II Coríntios 4.7) e diz que tudo o que é o é pela graça de Deus (II Coríntios 15.10)

1.1 Uma glória passageira

Paulo diz que não tinha de que se gloriar a não ser no evangelho de cristo (I Coríntios 9.16), pois a verdadeira glória está na humildade, o próprio apóstolo se considerava o menor e que não era nem digno de ser chamado apóstolo (I Coríntios 15.9).

1.2 Uma glória permanente

Paulo sabia que a maior glória era aquela que o Senhor já havia preparado para todos os que o aceitassem (Romanos 8.18), no entanto o gosto e gozo de ver os frutos e todo seu trabalho e como o Senhor confirmava seu ministério, Paulo chama de insensata justificativa de sua obra como apóstolo de cristo Jesus (II Coríntios 11. 16-17)


2- AS GLÓRIAS DAS REVELAÇÕES E VISÕES ESPIRITUAIS

No tempo de Paulo e muito antes dele havia uma religião chamada gnosticismo que surgiu na Pérsia e que era muito forte no tempo dos apóstolos eis uma breve explicação sobre gnosticismo:

O gnosticismo acredita que há como que dois deuses; um deus bom e outro mau; e o mundo teria sido criado pelo deus mau, um deus menor, que eles chamam de demiurgo; este seria o nosso Deus da Bíblia, dai todas as tragédias contadas nela. Para esta crença, as almas dos homens já existiam em um universo de luz e paz (Plenoma); mas houve uma "tragédia" – algo como uma revolta – e assim esses espíritos foram castigados sendo aprisionados em corpos humanos, como em uma cadeia, pelo deus demiurgo, e que os impede de voltar ao estado inicial. A salvação dessas almas só seria possível mediante a libertação dessa cadeia que é o corpo, que é mau, e isto só seria possível através de um conhecimento (gnose em grego) secreto, junto com práticas mágicas (esotéricas) sobre Deus e a vida, revelados aos "iniciados", e que dariam condições a eles de se salvarem. Por isso os gnósticos não acreditam na salvação por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo; não acreditam no pecado, nos anjos, nos demônios, e nem no pecado original. Para eles o mal vem da matéria e do corpo humano, que são maus. A Igreja muitas vezes teve que se pronunciar contra isto e muitas vezes relembrou que "tudo o que Deus fez é bom".



Para o gnosticismo tudo que é material foi criado pelo deus mal e deve ser desprezado; assim, por exemplo, o casamento e tido como mau porque através dele o homem (corpo) se multiplica. São Paulo combateu isto em 1Timóteo 4, 1ss. Tudo o que é espiritual teria sido criado pelo deus bom.



Segundo ainda o gnosticismo "cristão", o Deus bom , Supremo, teria enviado ao mundo o seu mensageiro, Jesus Cristo, como redentor (um eon), um “Avatar”, portador da “gnósis”, a palavra revelada a alguns escolhidos e que leva à salvação (libertação do corpo). Jesus não teria tido um corpo de verdade, mas apenas um corpo aparente (docetismo); doceta em grego quer dizer aparente. Jesus teria então um corpo ilusório que não teria sido crucificado. S. João combateu isto em suas cartas (cf.1 Jo 18,-23)



O gnosticismo acredita também na reencarnação para a salvação da pessoa; vê-se então, que é radicalmente oposto ao Cristianismo. (Professor Felipe Aquino)



Portanto diante de “revelações” destas e outras religiões como os estóicos e epicureus (Atos 17.18) O apóstolo tinha sim de gloriar-se e narrar revelações que fizessem sentido, logicamente as que ele Teve reveladas pelo Espírito Santo para convencer as igrejas que aquelas seitas pregavam outro Evangelho.

2.1 Conteúdo das revelações

CÉU- Para os judeus havia pelo menos três céus:

1-a região nublada do ar onde voam os pássaros quePor isso são chamadas de aves dos céus (Jó 35.11)

2-o segundo céu era aquela parte do espaço, onde luzem o sol, a lua e as estrelas que se chama firmamento ou a expansão do céu (Gênesis 1.8)

3- E o terceiro Céu segundo os judeus achava-se simbolizado pelo santo dos santos, e era a casa de Deus e dos seus santos anjos. Foi para este mesmo céu onde Paulo foi arrebatado (II Coríntios 12.2). Paulo nesta revelação teve a sensação tão real que não sabia se estava no corpo ou no espírito! (II Coríntios 12.4) ouviu coisas que não tinha palavras nem no grego nem no hebraico nem no aramaico, pois elas são entendidas no coração pelo espírito (I Coríntios 2.15)



3- A GLÓRIA DOS SOFRIMENTOS POR CAUSA DE CRISTO

Espinho na carne – Esta expressão tem tido interpretações variadas. Essa aflição na carne, de que falou, era, decerto, qualquer sofrimento corporal, como se fossem murros com a mão fechada (II Coríntios 12.7) estando este flagelo relacionado com suas visões espirituais. Tem se julgado que seria epilepsia, ou qualquer afecção nervosa, aliada a essa doença; e outros sugerem que esse mal era a oftalmia (cegueira) (Atos 23.5; Gálatas 4.15; Gálatas 6.11). De qualquer forma Paulo explica que Esse sofrimento é para que ele não se glorie (II Coríntios 12.7)

3.1 As aflições a serviço do bem

II Coríntios 11 24-27 retrata bem a vida de um homem que viveu para o evangelho, e morreu por Amor ao evangelho de Cristo segundo a história foi decapitado. Mas sabia que a tribulação e as tristezas traziam lições futuras como um fruto pacífico de justiça (Hebreus 12.11) e se gloriava nas tribulações sabendo que essas produziam glórias excelentes (II Coríntios 4.17)

3.2 A fraqueza a seviço da força

“Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias nas necessidades nas perseguições nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco aí estou forte” ALELUIA! Deus sempre Deixou claro que a glória é dele e Ele não divide com ninguém (Isaías 42.8) Pois a força vem do Senhor quanto menor somos maior o Senhor se manifesta em nossa vida (João 3.30)






Lição 11 - Características de um autêntico líder

Novamente tive a honra de contar com o comentário do meu amigo e irmão Carlos. Espero que ele seja ricamente recompensado pela ajuda que está dando a esse blog e também que vocês sejam abundantemente abençoados e instruídos por esse comentário.

P.S.: Quem quiser ver o outro comentário que irmão Carlos fez para esse blog, acesse: http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/02/6-licao-o-ministerio-da-reconciliacao.html


 

Escrito por Carlos Antonio de Souza, professor da classe dos jovens

 
Características de um Autêntico Líder


Texto Áureo:

Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, Cristo” ( 2 Co 11.2).



Liderança tem sido um tema muito usado em palestras, seminários e outras reuniões em nossa sociedade secular, todavia desejo abordar este tema dentro do contexto bíblico, precisamente na II carta de Paulo escrita aos coríntios.

Antes de tudo desejo deixar mais claro o sentido de três palavras chaves que serão usadas na nossa lição:






Características: Particularidade

Autêntico: Verdadeiro

Líder: Chefe, Guia, Aquele que representa um grupo.


 
O apóstolo Pedro escreve em sua Segunda epístola no cap.2 v.1-3:

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre se mesmos repentina perdição."

E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

O apóstolo Paulo enfrentou em Corinto os mesmos problemas descritos acima por Pedro. De um lado um homem extremamente zeloso, fiel,corajoso,autêntico e humilde servo de Deus, e do outro lado homens gananciosos,soberbos,mentirosos,carnais e descompromissados com a obra de Deus.




1- Os desafios que Paulo teve que enfrentar (2 cor. 10.9-18 )

Os acusadores ferrenhos de Paulo o acusaram de covardia,diziam os tais “porque as suas cartas dizem, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra, desprezível (v.10).

Mas é então onde aparece as grandes virtudes do apóstolo São Paulo, ele nos revela a coragem que um líder deve ter em momentos decisivos da nossa vida e ministério. A resposta do apóstolo é a altura da acusação, mas tinha uma diferença ; Paulo era um homem cheio do Espírito Santo (Efésios 5.18) portanto suas respostas apesar de firmes eram controladas pelo Espírito Santo. Veja o que diz o apóstolo no versículo 11 do capítulo 10. “Pense o tal isto: quais somos na palavra por cartas, estando ausentes, tais seremos também por obra, estando presentes.”

Além da oposição, Paulo teve que enfrentar o orgulho e a autoglorificação daqueles que o acusava. Estes falsos líderes caíram na tentação do diabo que um dia também mostrou todos os reinos do mundo e a glória deles a Jesus, mas com uma condição: se prostrado me adorares! Ao que respondeu Jesus: vai-te,satanás, porque está escrito: ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.
O desejo de autoglorificação é antigo, devemos ter cuidado com glórias indevidas e louvores que só pertencem a Deus (Jeremias 9.23).



2- As marcas de um verdadeiro líder e (3-) Paulo, um líder segundo a vontade de Deus

Ninguém tem dúvidas do comprometimento de Paulo pela igreja, de sua entrega e abnegação, de seu amor, de sua sinceridade, do seu carisma, se eu fosse nomear suas qualidades, virtudes e características como líder e ministro de Deus teria que fazer como o escritor aos Hebreus no cap. 11 v. 32a “E que mais direi? faltar-me-ia o tempo contando!”

O homem que disse, desde agora ninguém me inquiete porque eu trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus! (Gálatas 6.17)
Paulo foi chamado por Deus (Atos 26.16) e seguiu o exemplo daquele que foi, é e sempre será o maior exemplo de líder de todos os tempos: Jesus, a Ele toda honra, toda glória e todo louvor pelos séculos dos séculos, amém!






Lição 10 - A Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo

Solicitei em mais uma oportunidade o comentário do nosso professor irmão Flávio e como sempre fui prontamente atendido, espero que Deus use as palavras do nosso irmão como forma de nos abençoar pela Sua Santa Palavra. Fiquem agora com o comentário da décima lição:

P.S.: se quiser ver o comentário anterior do irmão Flávio: http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/01/4-licao-gloria-das-duas-aliancas.html



Escrito por Flávio José Pereira, professor da classe dos senhores.


Estou muito satisfeito com a oportunidade de comentar novamente a lição de Escola Dominical e prometo dar o melhor de mim, para os meus irmãos.

O apóstolo Paulo era um homem de amor, nós vemos isso em sua atitude com a igreja, a preocupação com a necessidade dos irmãos, e da maneira que ele fala nas cartas sobre amor. Mas mesmo assim aparecem os opositores. O apóstolo com muita coerência e delicadeza sabia como repreender estes irmãos, que eram usados pelo diabo, isto é, em minha opinião. Por melhor que façamos somos injustiçados como foi Paulo, isto acontece em muitas congregações não só em Corinto.

Mais nós que estamos em constante batalha com o mundo, corpo e o diabo. Estamos aprendendo com Paulo que as armas materiais que muitos usaram para dominar o mundo não são o grande problema da humanidade e sim o pecado. As armas destroem o corpo do homem, não era estas armas temidas pelo apóstolo e sim a mentira, discórdia, inveja e soberba já naquela época, são estas coisas que comprometem o crescimento da igreja.

Então esta batalha não é contra a carne e sim contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Estes investem na destruição da igreja na terra, ora o próprio Jesus foi tentado e venceu usando as armas espirituais que são mencionadas pelo próprio apostolo em Efésios 6. 10-20, na tentação de Jesus Ele usou a espada do espírito a palavra de Deus, Mateus 4. 3-10. Que nós possamos está firmes para usar tais armas, só desta maneira podemos ser vencedor



Acerca dos sistemas filosóficos, frutos do mundo intelectual grego, Paulo retrata-os como fortalezas a serem demolidas (“sofismas” no v.4 ). Na contemporaneidade os principais pensamentos presentes no mundo são:

• PRAGMATISMO – O exercício das ações voltado somente para a obtenção de lucros ou vantagens;

• RELATIVISMO – Ausência do valor absoluto, a ideia de que a verdade depende do ponto de vista de cada indivíduo e circunstâncias que se encontram;

• HEDONISMO – Representa a busca intensa por prazer. O hedonista pergunta: Isto me dá prazer?

• MATERIALISMO – Ignora completamente o valor imaterial (sentimento, amor, eternidade, Deus, etc...) das coisas, buscando a pura racionalidade, elegendo a perspectiva naturalista de vida.

Vamos fazer como escreveu Pedro I Pedro 5.8, sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; bem meus irmãos esta é a minha pequena contribuição com a nossa escola, se alguém tiver algo para acrescentar esteja à-vontade. Que Deus continue abençoando a todos.

Lições Bíblicas - 2º trimestre

A CPAD já pôs à venda em seu site a revista do segundo trimestre para Escola Dominical, cujo tema será Jeremias, esperança em tempos de crise. O comentarista será o pastor Claudionor de Andrade. Segue em baixo a ordem das lições que serão estudadas nessa revista:

                                  



1- Jeremias, o profeta da esperança

2- Os perigos do desvio espiritual

3- Anunciando ousadamente a Palavra de Deus

4- Chorando aos pés do Senhor

5- O poder da intercessão

6- A soberania e autoridade de Deus

7- O cuidado com as ovelhas

8- O poder da verdadeira profecia

9- Esperando contra esperança

10- O valor da esperança

11- O dilema de um jovem

12- A opção pelo povo de Deus

13- Esperança na lamentação



Oportunamente nós estaremos comentando a escolha do tema e do comentarista para essa nova revista.