Pesquisa

Licão 5ª O Poder da Intercessão

O comentarista dessa quinta lição é o nosso irmão Carlos. Por ele eu peço desculpas aos leitores por está publicando esse comentário tão perto do domingo, alguns problemas técnicos e contratempos impediram a reprodução deste comentário antes dessa data.

P.S. Quer ver os outros comentários do irmão Carlos para esse blog acesse:





Escrito por Carlos Antonio de Souza, professor da classe dos jovens




O Poder da Intercessão

 
Texto Áureo: E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito (I Samuel 12.23)


 
Verdade Prática

Orar é Preciso; interceder é a obrigação de todo o povo de Deus.



A lição de Nº 5 nos traz elementos que nos convidam a meditar em assuntos extremamentes atuais. Quando observamos os acontecimentos que estão em manchetes nos principais jornais e meios de comunicação do mundo, temos a certeza que não somente a terra como um planeta físico, mas também a terra no sentido de humanidade, de mundo, como a Bíblia Sagrada revela (I João 2:15), passa por dias como os descritos pelo profeta Isaías: ‘‘A terra cambaleia como um bêbado, e balanceia como rede de dormir; a sua transgressão pesa sobre ela, ela cairá e jamais se levantará’’ (Isaías 24:20, ARA). Diante de um quadro tão difícil e tenebroso surge a pergunta: que faremos nós para ajudar a humanidade?

Começo a responder esta questão citando exemplos do Antigo Testamento, citando a vida de homens que colocaram os interesses de Deus e de seu povo, acima de seus próprios interesses.

O que Abraão fez quando seu amigo “Deus” revelou que iria destruir Sodoma e Gomorra? A resposta é “INTERCEDEU” pelo povo da cidade. Veja o que ele diz no versículo 23 do capítulo 18 (de Gênesis): “E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?

Mas afinal de contas, o que significa “INTERCESSÃO ou INTERCEDER”?

INTERCESSÃO- Do lat. intercessionem., súplica em favor de outrem.

Portanto, intercessão é uma oração que eu faço por outra pessoa, povo ou nação. “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade” (I Timóteo cap. 2 v.1-2.).

Orarmos pelos nossos próprios problemas não é pecado, mas na maioria das vezes somos egoístas, egocêntricos; pensamos apenas em nós mesmos, passamos a maior parte do tempo pedindo bênçãos para nós mesmos, e nos esquecemos até mesmo de agradecer a Deus pelas inúmeras vitórias, livramentos e bênçãos que ele nos tem concedido.

Em certa ocasião durante o ministério do Senhor Jesus, um de seus discípulos fez o seguinte pedido: “Senhor, ensina-nos a orar” (Lucas cap.11 v.1)

Devemos ser sinceros, nem sempre a nossa vida de oração, de intercessão e de busca aos pés do Senhor é abundante, mas nós nunca devemos desistir de procurar o favor divino, disse o profeta das lágrimas: “As misericórdias do senhor, são a causa de não sermos consumidos” (Lamentações cap.3 v.22).

Ele nunca desistiu, foi num período sombrio, de calamidade nacional, onde a sua nação passava por uma grande catástrofe natural, uma grande e terrível seca veio sobre Judá, até os “mais ilustres mandam os seus pequenos buscar água; vêm às cavas e não acham água; voltam com os seus cântaros vazios, e envergonham-se, e confundem-se, e cobrem a cabeça.” (Jeremias cap.14 v.3)

Foi neste período que Jeremias levantou a sua voz e disse a Deus: “Por que serias como homem cansado, como valoroso que não pode livrar? mas tu estás no meio de nós, ó Senhor, e nós somos chamados pelo teu nome; não nos desampares” (Jeremias cap.14 v9).

Foi assim a vida de Jeremias, a vida de Moisés, a vida de Samuel, de Abraão, John Hyde, John Knox, e de tantos outros que escolheram viver uma vida de renúncia e oração intercessória em favor do próximo, independente da classe social, política, religiosa, racial ou até mesmo filosófica.

John Knox (imagem ao lado) disse dá-me a escócia senão morrerei! Moisés disse “Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te do teu livro, que tens escrito.” (Êxodo cap.32 v.32).

Uma das coisas importantes do capítulo 14 do livro do profeta Jeremias é que Deus é soberano, e não se deixa escarnecer por ninguém, (Gálatas cap.6 v.7.), embora seja Ele misericordioso e esteja sempre atento as nossas intercessões, “justiça e juízo são a base do seu trono” (Salmos cap.89 v.14.). Apesar da intercessão de Jeremias, Deus está disposto a executar o seu julgamento e diz ao profeta “Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não seria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam” (Jeremias cap.15 v.1).

Samuel havia não somente se comprometido a orar e interceder pelo povo, mas também a ensinar o caminho bom e direito (1Sm. 12.23), mesmo assim o povo prefere um rei humano e posteriormente nós vimos qual foram as consequências de querer imitar as nações vizinhas. Os nossos pecados podem ser perdoados, mas sempre teremos as consequências dos nossos erros!


Porque mesmo assim devemos interceder



1. Jesus é o nosso maior exemplo de intercessor, ele tem nos concedido o Espírito Santo para ajudar em nossas fraquezas e interceder por nós (Romanos 8.26). Não sabemos às vezes como orar, mas temos a ajuda do Espírito Santo, portanto por isto devo continuar intercedendo!

2. Será que não nos comovemos de ver tantas crianças passando fome, sendo violentadas sexualmente, catástrofes naturais, mães chorando em ver os seus filhos escravos das drogas, até mesmo acorrentados literalmente para não morrerem, sinceramente por AMOR e solidariedade a estas pessoas devo orar e interceder!



Conclusão:

Desejo concluir citando as palavras de “JESUS” em João cap. 17 v.20 e 21 “Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim; para que todos sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”

1 comentário

Manassés Almeida em 2 de maio de 2010 às 07:09

Amém, uma benção!
Manassés